Temas de Capa

Summerlicious 2019

Quem conhece Toronto sabe que um dos bónus que a sua diversidade cultural tem para oferecer é uma mesa bem composta e com inúmeras opções para saborear. A fazer as delícias dos amantes da gastronomia, a cidade regressa todos os anos com o Summerlicious. A iniciativa começou em 2003 para dinamizar o mercado da restauração nas épocas mais paradas do ano e tal foi o sucesso que já lá vão 18 anos de festival.

Desde o início do programa os restaurantes participantes serviram cerca de 7,5 milhões de refeições e já geraram mais de $331 milhões em atividade económica para a indústria de restaurantes locais.

O Summerlicious 2019 está a decorrer de 5 a 21 de Julho e conta com perto de 200 restaurantes que propōem menus de almoço com três pratos pelo preço fixo de $23, $28 ou $33 e jantares por $33, $43 ou $53.

Este ano a organização acrescentou uma nova forma de nos envolvermos com a gastronomia e a sua história através do Toronto’s Table. Este é um programa desenvolvido em parceria com os Toronto History Museums em que existe um calendário de exibiçōes, demonstraçōes, arte e eventos culturais relacionados com a culinária. A organização explica que esta é uma oportunidade de “explorar a história rica e diversa do passado da cozinha de Toronto, hospedada em alguns dos locais históricos mais belos e cativantes da cidade”.

Entre as centenas de restaurantes que aderiram ao Summerlicious 2019 destacam-se 17 estabelecimentos que se estreiam, entre eles o restaurante português Porta Nova.

O Milénio Stadium foi conhecer os restaurantes portugueses que participam e quais as suas propostas:

Adega Restaurant

Localizado na histórica Elm Street, perto de Yonge e Dundas, o Adega oferece peixe fresco e marisco, numa variedade de pratos tradicionais e contemporâneos com influências principalmente portuguesas e espanholas.
“O Adega está a participar agora pelo quarto ou quinto ano neste festival. Costumamos receber pessoas de todas as nacionalidades, sendo que a clientela portuguesa representa cerca de 10%” – Albino Silva, representante.

Chiado

O Chiado apresenta a tradicional cozinha portuguesa com os seus ingredientes frescos, sabores arrojados e apresentaçōes criativas. As especialidades são os peixes e vinhos portugueses.
“O Chiado já participa no Summerlicious praticamente desde o início. A nossa ementa é maior do que a ementa que a maioria dos restaurantes tipicamente oferecem. Com escolha de cinco ou seis entradas, cinco ou seis pratos principais e três ou quatro sobremesas. A gastronomia é semelhante à que temos durante o tempo normal só que são escolhidas particularmente para mostrar a nossa cozinha e ao mesmo tempo para ter aceitação por parte do consumidor” – Albino Silva, proprietário.

Flor de Sal Restaurant

A decoração cuidada, o ambiente intimista e confortável ligam-se a uma cozinha moderna muito inspirada na gastronomia do sul da Europa. O Restaurante Flor de Sal tem vindo a conquistar o seu espaço entre os melhores. Entre outros reconhecimentos, destaca-se o Diners’ Choice 2019 – Best Ambience, Best Service and Best Overall, mas é a satisfação dos clientes que mais marca o dia-a-dia deste restaurante que se encontra na 501 Davenport Ave, bem perto da Casa Loma, em Toronto.
“Há já dois anos que participamos neste estímulo gastronómico. Com o Winterlicious também. A razão principal desta participação durante os meses que se praticam, é mesmo uma iniciativa para manter o restaurante em contínua funcionalidade.
O nosso serviço é praticamente o mesmo. Executando as porções em paralelo com as tabelas de preços a que este festival gastronómico nos rege. Estamos no escalão mais elevado em relação ao preço.
Entrada, prato principal e sobremesa $33 ao almoço e $53 para o serviço de jantar (todas as bebidas são cobradas à parte )
Os ingredientes são os mesmos que utilizamos diariamente. Não preparamos nada de diferente.
Bom apetite!” – Cristina Da Costa, proprietária.

Lisbon By Night

O Lisbon By Night tem uma atmosfera acolhedora combinada com a autêntica cozinha portuguesa em que pode descobrir o que Portugal tem para oferecer a partir dos seus séculos de arte culinária.

Porta Nova

O Porta Nova é especializado na culinária portuguesa dos dias modernos, inspirado-se sempre nas raízes lusitanas de Portugal e nos seus ingredientes mediterrânicos.
“Este é o nosso primeiro ano no Summerlicious. Estamos a apresentar pratos tradicionais portugueses com um toque diferente. Um clássico português é a salada de polvo com feijão frade, polvo e puré de cenoura. Também fazemos bacalhau à brás, que eu faço de uma forma diferente, mais cremoso. Isto é apenas para o menu do almoço. Para o jantar temos outros pratos como o arroz de pato e sardinhas, entre outros” – Shane Carrughers, chef executivo.

Via Norte Restaurant

É um restaurante cujos pratos captam a elegância e sabores arrojados para mostrar a cozinha tradicional portuguesa com um toque mediterrânico moderno.
“Nós queremos apresentar os nossos pratos favoritos aos novos clientes. Temos pratos que costumam estar no nosso menu habitual e também incoporámos alguns pratos especiais para este Summerlicious. Temos as sardinhas grelhadas como entrada, temos o chouriço português e a salada de queijo de cabra que é ótima para o verão. Nos pratos principais temos uma grande variedade de peixes, todos de Portugal, e também outros pratos como lulas grelhadas. Ainda há opções de pasta, carne, como o bitoque, e outros. As nossas sopas mudam diariamente, consoante o que o chef concebe. Nas sobremesas destacam-se o molotof, o abacaxi com vinho do Porto, o leite creme de baunilha e o gelado que é sempre fresco para o verão” – Stefanie Alves, gerente.

Telma Pinguelo


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close