Temas de Capa

Resiliência – a palavra do ano

Resiliência – a palavra do ano-canada-mileniostadium
DR.

 

Fazer um artigo de balanço deste 2020 não é fácil. Porque este é um ano que todos preferíamos esquecer. Um ano marcado pela incerteza, pelo medo, pela angústia… enfim tudo o que não gostamos de viver e sentir. Mas a realidade é esta – 2020 ficará na história da humanidade, pelos piores motivos.

Como sabem há duas formas possíveis de olhar para o copo – podemos vê-lo meio vazio ou meio cheio. Pois… eu prefiro olhar para este ano pelo lado positivo – o do copo meio cheio. 

Por isso, resolvi fazer o balanço deste 2020 lembrando o que mais positivo ele teve. Na minha perspetiva, obviamente. Para isso, decidi fazer algo que não é muito habitual em mim, mas optei por “olhar para o umbigo” do grupo MDC, mais concretamente para a rádio, TV e jornal. O que fizemos? Como enfrentámos a pandemia? Com que espírito? 

Em meados de março confirmou-se o que já temíamos – os números crescentes de contaminados com Covid-19 obrigou o Governo de Doug Ford a ordenar o primeiro lockdown. As cidades esvaziaram-se de gente, o silêncio encheu as ruas, porque a maior parte de nós foi para casa. O Canadá e naturalmente o Ontário, à semelhança do resto mundo, mudou numa tentativa desesperada de travar a pandemia. Stay home passou a ser a palavra de ordem. Também na MDC, em poucos dias, transformámos de modo radical a nossa forma de trabalhar. Como? 

Camões Rádio:

* mudou-se parcialmente, e durante mais de dois meses, para a casa de alguns apresentadores, onde foram montados “estúdios” a partir dos quais se garantiu a manutenção da nossa programação;

* os programas mudaram os seus conteúdos – assumimos plenamente a nossa missão de serviço a quem nos ouve, enchendo a rádio de informação útil sobre as medidas adequadas que todos precisámos de adotar para evitar a propagação da doença; criámos pequenos formatos que pretendiam ajudar todos os ouvintes a preencher o tempo de confinamento.

Camões TV:

* num tempo de grandes restrições tivemos que adaptar toda a programação. Não foi possível fazer reportagens, nem programas de estúdio com a presença física de convidados, mas rapidamente encontrámos formas alternativas, usando as novas tecnologias, para continuarmos a surpreender com os nossos conteúdos;

* ainda em março, começámos o Camões TV Notícias. Um serviço informativo que considerámos essencial para todos os que, em casa, precisavam de saber o que se passava no país e no mundo;

* a 9 de abril surpreendemos com um mega espetáculo televisivo, com a participação de dezenas de artistas e figuras públicas. O Songs ForEva foi feito com o coração. Todos se juntaram para alertar a comunidade e todos os portugueses, mesmo os residentes fora do Canadá, para a necessidade de continuarmos a ajudar a bebé Eva.

Milénio Stadium:

* apesar de todas as dificuldades (e foram muitas, acreditem) e com a nossa equipa a trabalhar de casa, nunca falhámos com os nossos leitores. Todas as semanas o Milénio Stadium saiu com temas de capa da maior atualidade e com o objetivo de sempre – informar, educando.

Muito mais poderia escrever, mas não vos quero maçar com a enumeração exaustiva de tudo o que fizemos para, apesar das limitações impostas pela pandemia, continuarmos o nosso trabalho. Prefiro dizer-vos que se houve algo de bom no meio disto tudo foi perceber que tenho o prazer de integrar uma equipa fantástica. Não posso esquecer os gestos abnegados dos que apesar de tudo abraçaram projetos novos, tiveram ideias para contornar as dificuldades, mostraram vontade de fazer sempre mais e melhor, nunca viraram a cara aos desafios que lhes colocávamos. É nos momentos difíceis que percebemos do que somos capazes e a equipa da MDC, muito à imagem e semelhança do seu líder, demonstrou que é suficientemente forte para se superar e abnegada para se dar aos outros, com o seu trabalho.

A palavra que me vem à mente e que melhor pode definir o trabalho que desenvolvemos é – resiliência. Efetivamente, foi graças à nossa capacidade de resistência às adversidades que conseguimos chegar ao fim deste ano tão agressivo, olhar para trás e sentir orgulho.

Que venha 2021! Agora, mais do que nunca, sabemos que estamos prontos para tudo.

Feliz ano novo para todos!

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER