Temas de Capa

Reciclar – como e porquê?

Todos os dias deitamos fora embalagens, copos de café descartáveis, guardanapos, garrafas e outros objetos de diferentes tipos de materiais. Já pensou que tudo o que utilizamos acaba, algum dia, em algum lugar? Nos bastidores da gestão do lixo que é produzido na cidade está o Toronto Waste, responsável por dar um destino a tudo o que já não queremos. Mas há uma pré etapa, e essa cabe a todos nós como cidadãos: fazer a separação correta do lixo nos contentores. Para ajudar nesta missão, a cidade criou uma app gratuita: o TO Waste, que inclui o famoso Waste Wizard. Foi sobre estes tópicos que conversámos com Vincent Sferrazza, Gerente Interno dos Serviços de Gestão de Resíduos Sólidos na Cidade de Toronto.

Milénio Stadium: Todos nós tentamos reciclar. O que acontece ao lixo depois de ser recolhido pela cidade?

Vincent Sferrazza: Os contentores são recolhidos pelos nossos veículos e levados para instalações onde todo o material reciclável é separado em diferentes grupos. Os plásticos são separados dos metais, do papel, do cartão e assim em diante. Uma vez separados, esses materiais são reunidos em grandes blocos. Nós pegamos nesses blocos de material e vendemo-los no mercado. Com isto, o que estamos a fazer é fornecer ao mercado o material necessário para transformar em novos produtos: garrafas ou recipientes de plástico podem ser utilizados para criar outras embalagens de plástico. O papel de jornal é utilizado para fazer outros produtos de papel. Assim, nós não só reduzimos a nossa pegada ecológica como angariamos dinheiro ao vender esse material.

MS: Por vezes não temos a certeza em qual contentor devemos colocar determinado objeto. Os torontonianos sabem realmente como fazer a separação das embalagens?

VS: Nós ainda encontramos lixo no contentor azul que não pertence lá. Na maior parte dos casos, creio que é porque as pessoas ainda estão confusas sobre o que devem colocar em cada contentor. Um bom exemplo é o copo do café. Esses copos não são recicláveis. Como, por fora, eles são de papel, as pessoas pensam que podem pôr no contentor azul. Só que não sabem que a parte de dentro tem um revestimento de cera e que por isso não pode ser reciclado. Eu acredito que na maior parte das vezes a intenção é boa, mas ainda é preciso melhorar.

MS: Quais são alguns dos erros mais comuns com que a cidade se depara?

VS: Ao longo do ano temos vários problemas com contaminação no fluxo de reciclagem. Contaminantes comuns incluem desperdício de alimentos, roupas e outros têxteis, plásticos pretos e recipientes de alimentos vazios ou não lavados.

MS: Que conselho deixa para todos nós no que toca a esta matéria?

VS: Lembrar que tão ou mais importante do que saber separar e reciclar, é saber reduzir. Recomendamos sempre tentar doar o que já não utilizam, como roupas, e tentar não desperdiçar alimentos.

MS: A Câmara Municipal criou recentemente uma app que as pessoas podem instalar no telemóvel ou tablet. Qual é o objetivo?

VS: O Waste Wizard serve para tirar todas as dúvidas. A ferramenta já estava disponível no website da Câmara de Toronto e agora tornou-se mais acessível. Ela diz-nos para qual contentor deve ir cada objeto, entre outras informaçōes úteis disponíveis.

São mais de 900 mil toneladas de resíduos que a cidade de Toronto processa todos os anos. O sistema requer dinheiro, energia e recursos, além de ocupar um grande espaço nos aterros. É aqui que entra a importância da reciclagem, que começa em cada uma das nossas casas. A aplicação TO Waste, com o seu Waste Wizard, vem ajudar-nos a cumprir o nosso dever cívico da melhor forma possível. Sabe quais são as funcionalidades?

Calendário e alertas

de recolha do lixo

Nunca mais precisa de esquecer-se de colocar o seu contentor à frente de casa e falhar o dia de recolha novamente. A aplicação, através do seu endereço, vai assinalar os dias em que passa o veículo da Câmara Municipal e dizer-lhe quais contentores serão recolhidos. E se preferir pode ativar os alertas que vão enviar notificação para o seu dispositivo, mesmo se esquecer de consultar a app! Além de tudo isto, se houver alteraçōes no serviço também receberá avisos em primeira mão.

Waste Wizard

Está com dúvidas? Descubra quais itens de lixo vão para onde simplesmente escrevendo o nome da embalagem. A app vai indicar-lhe o contentor correto para colocar o seu item. Esta ferramenta de pesquisa rápida e fácil tem informações sobre como distribuir corretamente mais de dois mil itens.

Reutilizar

Descubra as várias localizaçōes para doar itens usados ou depósitos de entrega pela cidade. Afinal, também é importante dar uma nova vida a roupas, acessórios, brinquedos e outros objetos ainda funcionais que já não utiliza. Existe ainda um mapa de locais onde pode comprar itens em segunda mão.

Mapa de resíduos perigosos

Nem tudo pode ser separado nos contentores azul, preto ou verde. Para materiais potencialmente perigosos, a app disponibiliza um mapa dos locais onde pode deixar estes resíduos. Estes pontos são conhecidos como Drop-off Depot e lá poderá descartar corretamente este tipo de desperdícios.

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close