Temas de Capa

Portugal além-fronteiras

Desde 1977 assinala-se, em democracia, o 10 de Junho como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Portugal faz, assim, parte do reduzido número de países que dedica o dia nacional a um acontecimento cultural – no nosso caso à morte do poeta Luís Vaz de Camões – e não a um marco político.
Em território nacional, este feriado é assinalado com festas de rua e encontros de família por todo o país. São muitos os festejos e os cantares de músicas patrióticas, desportos, lazer e outras festividades. Apesar disso, ao contrário do que se verifica fora do nosso país, a maioria dos portugueses aproveitam o feriado nacional… na praia. O bom tempo que já se faz sentir nesta altura do ano convida aos primeiros banhos de sol – o orgulho em ser português é celebrado com um refrescante mergulho no mar, digamos!

Desde que tomou posse como presidente da República, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa instituiu um modelo inédito de comemorações oficiais desta data – a celebração oficial do Dia de Portugal passou a realizar-se num local diferente todos os anos, tendo as festividades início em território nacional e estendendo-se, depois, a um país estrangeiro onde residam comunidades portuguesas: são distribuídas distinções por diversas conquistas, é realizado um desfile militar, observam-se espetáculos de fogo de artifício, ouvem-se músicas patrióticas tocadas por uma orquestra e são levadas a cabo diversas exposições culturais.

Este ano, as comemorações terão início em Portalegre, rumando depois a Cabo Verde, mais concretamente à Cidade da Praia e à cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.
Mas não só em Portugal se comemora o 10 de Junho: um pouco por todo o mundo, as comunidades e embaixadas portuguesas fazem questão de assinalar este dia, carregados de orgulho pelo país que os viu nascer. Relembra-se a história, as conquistas da nação, a cultura e exalta-se uma das mais belas línguas do mundo graças não só ao trabalho do associativismo português na diáspora como também fruto do trabalho individual dos milhões de lusodescendentes e emigrantes portugueses.

“Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo na esperança; Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem, se algum houve, as saudades.” Luís Vaz de Camões, “Sonetos”

Alguns exemplos:

  • Noruega

Neste país, o Dia de Portugal será celebrado através de uma receção direcionada à comunidade portuguesa na Residência da Embaixada de Portugal no dia 11 de junho.
Poderão assistir à atuação do “Grupo de Fado de Viseu”, que interpreta vários temas do Fado de Lisboa e da Canção de Coimbra.
Ainda no âmbito destas comemorações, Portugal estará também representado no festival de cinema “Oslo Pix Festival” com o filme “Diamantino”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, com o patrocínio da Embaixada e do “Camões I.P., Instituto da Cooperação e da Língua”.
No dia 10 de Junho, feriado, haverá ainda uma Festa Convívio organizada pela Lusofonia Oslo, uma entidade de cariz sociocultural e recreativa, sem fins lucrativos, sediada em Oslo.
Ao convívio e à música juntam-se atividades para crianças, rifas e um Quiz Lusofonia, que tem como objetivo testar conhecimentos acerca da música lusófona.
E como um verdadeiro português não “funciona” de barriga vazia, não faltarão bebidas, grelhados, caldo verde e diversas sobremesas.

  • Bélgica – Bruxelas

No reino da Bélgica, as comemorações terão lugar no Parque da Cidade Bois de la Cambre / Av. Louise, no dia 9 de junho. Esta festa será muito mais do que uma celebração com atuações de artistas, bandas e recitais. É, acima de tudo, uma ótima oportunidade para mostrar a posição que Portugal ocupa na Europa.
A organização está a cargo da FAPB (Federação das Associações Portuguesas na Bélgica), das suas associações e clubes desportivos. Esta associação sem fins lucrativos conta com cerca de dois mil membros que trabalham todo o ano, em regime de voluntariado, no sentido de oferecer atividades de coesão social e de valorização da comunidade, projetando, consequentemente, a imagem de Portugal neste país.
Já no dia 14 de junho o concerto “Pastéis de nata, camembert et quelques frites…” marcará as comemorações do Dia de Portugal e o encontro de culturas e terá como pano de fundo o magnífico Salão Gótico da Câmara Municipal de Bruxelas. O duo de pianistas Bruno Belthoise e João Costa Ferreira levará os presentes numa viagem entre Lisboa, Paris e Bruxelas – uma estrada bem conhecida por todos os portugueses que vivem na Bélgica.

  • Alemanha – Düsseldorf

A festa do 10 de Junho é considerada como o maior evento português realizado na Alemanha, principalmente na região da Renânia do Norte e Vestefália (NRW).
De entrada gratuita, esta festa promete muita animação e música a cargo dos artistas Pedro Vieira, Novo Som, Coração Minhoto e Segura-te.

  • Suíça

Entre sardinhas, bifanas e cerveja, existe sempre um “cheirinho” da época dos Santos Populares, tão típicos em Portugal, nas festividades organizadas ao longo dos anos neste país europeu.
Este ano, em Zurique, no dia 10 de Junho, irão ter lugar no Salão Paroquial da Igreja St. Felix und Regula uma série de atividades inseridas nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas como, por exemplo, exposições, ateliês, literatura e música.

  • Estados Unidos

A comunidade portuguesa nos Estados Unidos é composta por cerca de 1,4 milhões de pessoas, estimando-se que 70% seja de origem açoriana.
Na Califórnia, o Dia de Portugal será celebrado com um concerto – o Five Wounds Portuguese National Church 100th Anniversary Concert – em San Jose.
O evento será gratuito graças ao apoio do Governo Português, de associações e organizações portuguesas, empresas e particulares.
Em Yonkers, Nova Iorque, o Portuguese American Community Center vai organizar, no dia 8 de junho, um dia de atividades dedicadas a esta data tão importante para Portugal – picnic, arraial, animação… não faltarão os ingredientes necessários para que esta festa seja um sucesso!
Em Fall River, Massachusetts, há também um cartaz recheado de atividades e concertos celebrativos da data: Olavo Bilac e a banda Santamaria, conhecidos artistas da comunidade portuguesa, vão animar todos aqueles que marcarem presença.

  • Dinamarca – Copenhaga

Tal como tem acontecido nos últimos anos, a Embaixada de Portugal em Copenhaga irá realizar a comemoração do 10 de Junho. Assim, as comemorações terão lugar na Residência Oficial de Copenhaga, no dia 11 de junho de 2019.
Mas há quem não descure da prática desportiva neste dia: também em Copenhaga, irá acontecer a Royal RUN 2019, no dia 10 de Junho, e um grupo de portugueses a viver neste país vai marcar presença e pintar esta corrida com as cores de Portugal.

  • Suécia

É na capital da Suécia, Estocolmo, que acontecerá, no dia 12 de junho, um evento de comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e que contará com um concerto do pianista Filipe Raposo, seguido de uma receção.

  • Reino Unido

O Reino Unido é hoje o 8º país do mundo onde residem mais portugueses – só em Londres vivem mais de 200 mil.
Também neste país existe uma área denominada “Little Portugal” – uma região situada no sul de Londres, especialmente em Stockwell – onde os luso-britânicos levam a cabo diversas celebrações do dia de Portugal, desde 1983.
Anteriormente designado por “Festa do Consulado”, este evento era inicialmente organizado num hotel, tendo, na sua primeira edição, contado com a presença do Sr. Embaixador Hall Temido, Embaixador de Portugal no Reino Unido na época.
Anos mais tarde a festa passaria a ser realizada ao ar livre, passando por vários locais desde Wandsworth, Camdem Town, Fulham Palace Road e Kennington Park. Comida, bebida, música e dança não faltam – bem ao estilo português!
Até ao fecho desta edição ainda não havia sido divulgado qualquer programa para a celebração do 10 de Junho deste ano.

  • Espanha

É na comunidade autónoma da Estremadura, principalmente nas cidades de Badajoz e Olivença, que se comemora o Dia de Portugal. Nestas festividades que juntam milhares de pessoas participam emigrantes portugueses, luso-espanhóis e também simpatizantes de Portugal.
Com o objetivo de mostrar o que de melhor se faz no nosso país e de dar a conhecer a nossa língua e cultura, foram várias as atividades levadas a cabo em diversas localidades desta região em 2018: exposições, workshops, mostras de literatura, concertos, cinema, artesanato e gastronomia, são alguns exemplos.
Na Estremadura encontram-se dois terços dos estudantes de português em Espanha – cerca de 19 mil alunos.

  • Brasil

Este país é uma ex-colónia de Portugal e nele continuam a viver milhões de lusodescentes e muitos milhares de portugueses – naturalmente, o Dia de Portugal é festejado um pouco por todo o território brasileiro, como são exemplo as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Foi nessas duas cidade brasileiras e na cidade do Porto, em Portugal, que, em 2017, decorreram as comemorações oficiais desta data.

  • Canadá

Em Toronto, Ontário, são mais de 200 mil luso-canadianos que se juntam e levam a cabo uma série de eventos, durante uma semana – semana essa que culmina na Parada do Dia de Portugal na Dundas Street, uma área conhecida como Little Portugal. Celebrado pela primeira vez em 1966, este é o terceiro maior festival de rua de Toronto.

Estes são apenas alguns exemplos que nos mostram a força e alegria de toda a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo – graças a ela, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas continua a ser mais um dia em que se celebra o imenso orgulho que temos em ser portugueses.

Inês Barbosa

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close