Temas de Capa

Para animais muito bem estimados!

Há cada vez mais serviços que contribuem para a qualidade de vida de animais domésticos e respetivos donos. E ao que parece esse incremento de atenção e bem-estar proporcionado aos animais tem mostrado resultados: a esperança média de vida dos animais de estimação tem aumentado nos últimos anos.

Hoje em dia encontramos uma série de possibilidades para que a nossa vida enquanto donos seja facilitada e, por outro lado, a dos nossos peludos seja substancialmente melhorada. Hotéis para cães, serviços de petsitting, veterinários, escolas de treino, grupos de cãominhadas, banhos e tosquias ou mesmo serviços fúnebres.

Porque não queremos que lhe falte nada, nem a si nem ao seu animal de estimação, resolvemos trazer-lhe informação sobre alguns dos inúmeros serviços disponíveis para o seu patudo.

SPA PARA ANIMAIS

Todos aqueles que têm um animal de estimação querem dar-lhe o melhor sempre que possível. Se tiver condições, porque não levar o seu amigo peludo a um spa especializado em animais de estimação?

Imagine o seu amiguinho instalado numa suite de luxo com zona interior e exterior, televisão, sofá, ventoinha, câmara com transmissão para o smartphone do dono. Passeios bi-diários de uma hora, uma ida ao rio caso esteja em Portugal ou uma ida ao lago caso esteja no Canadá, treinos e atividades de sociabilização e “cidadania”. No fim do dia, uma videochamada para os donos e uns miminhos antes de dormir, numa cama grande e fofa. Jardim de inverno e jardim de verão para gatos, todas as suites com janela para a rua, grooming diário…

São muitos os tratamentos que pode encontrar num spa para animais. Vamos começar por lhe falar da sessão de relaxamento e depois explicamos variadas outras opções:

Sessão de spa para cães: Sim, os criadores do spa para animais não perdem nenhum detalhe e, da mesma forma que nos spas para humanos, também existem sessões para cães. Nelas os peludos são levados para cabines de hidromassagem e, em seguida, desfrutam de um banho de esfoliação que abre os poros e tonifica a pele. O seu peludo sairá novinho em folha depois de passar por todo o processo.

Talassoterapia: Este tratamento utiliza algas e água do mar, aplicadas como um bálsamo no animal. Ajuda na prevenção de doenças e contágio por bactérias.

Bambu japonês: Limpa, desodoriza, é antibacteriano e previne doenças. Assim como a talassoterapia, é aplicado como um bálsamo. Além de ser benéfico para a saúde do animal, o pelo e a pele ficarão incríveis.

Banhos aromáticos: Graças ao olfato muito apurado, os banhos aromáticos são ótimos para os animais de estimação. Os aromas ajudam no relaxamento e o olfato desenvolvido fará com o que o processo seja mais rápido.

Banho de ozono: Esta é uma novidade também no mundo humano. Quem ama os cães não perde a oportunidade de oferecer este banho também aos animais de estimação. O banho de ozono oxigena a pele e mata qualquer bactéria ou parasita que o seu cão possa ter. Além disso, a secagem é feita numa cabine fechada com a utilização de uma toalha, evitando que o animal passe pelo processo que tanto odeia: o secador.

Sessão de beleza para gatos. Os cães não são os únicos que podem aproveitar o spa para animais. Os gatos também contam com serviços de cabeleireiro que os deixarão lindos e perfumados.

GROOMING

Os cães e os gatos conseguem fazer alguns dos seus próprios cuidados de higiene e cuidar do seu pelo. Conseguimos vê-los regularmente a lamber o pelo, a tentar remover a sujidade e muitas vezes vimos os cães até a puxar com os dentes qualquer corpo estranho que esteja agarrado à pele. Mas a verdade é que precisam de ajuda para manter o pelo e a pele em ótimo estado – escovar os seus animais é uma parte importante de ser um proprietário responsável.

Há sempre pelo emaranhado que atrai e fixa sujidade, parasitas (como as carraças) e os restos de comida e lixo. Quando o pelo do seu animal está emaranhado, há risco de se danificar a pele e de se desenvolver doenças.

Todos sabemos que o pelo, de um cão ou de um gato, pode ser uma armadilha para as pulgas ou carraças, uma vez que lhes oferece um esconderijo perfeito para que se multipliquem, causando danos à pele e saúde do cão.

MANICURE

Cuidar das unhas do seu cão ou do seu gato faz parte do processo de higienização. Alguns passeiam e correm bastante em superfícies ásperas, como calçadas ou estradas onde as unhas vão sendo desgastadas, sendo necessário prestar especial atenção à unha interna que não toca no chão. Mas muitos passeiam e correm em superfícies mais suaves, como terra, areia ou relva que não ajuda a desgastar as unhas. Se estas ficarem muito longas eles podem magoar-se e ter dificuldades em caminhar. Verifique e corte, ou leve o seu animal a cortar, as unhas periodicamente.

ACUPUNTURA, OZONOTEROAPIA E NUTRIÇÃO ANIMAL

Há ainda centros veterinários que oferecem terapias integrativas aos animais, como acupuntura e ozonoterapia, e também consultas de nutrição animal.

As clínicas contam com especialistas em acupuntura veterinária, preparadas para atender cães e gatos que necessitem de tratamentos neurológicos e articulares para alívio de dor e inflamação ou para melhorar o sistema imunitário.

Outro tratamento diferenciado é a ozonoterapia. A técnica utiliza as propriedades do ozono com fins médicos como melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos; aumentar a resposta imunológica do organismo; estimular a cicatrização e, entre outros benefícios, ainda apresenta propriedades viricidas, bactericidas e fungicidas.

Existem ainda muitos locais onde é possível comprar refeições caseiras saudáveis, snacks vegetarianos, alimentação antioxidante sem conservantes ou produtos terapêuticos à base de ervas.

Em Portugal, na zona de Cascais, existe uma clínica que é certificada como Cat-Friendly Clinic e tem um spa para cães e gatos que apenas utiliza produtos naturais e vegan. “Tentamos associar-nos a marcas com a mesma filosofia que nós, sendo que dispomos ainda no centro de uma gama de champôs vegan, ecofriendly, cruelty-free e com embalagens recicláveis. Além disso, dispomos de uma gama de ração com alimentos bio, sacos para dejetos compostáveis e biodegradáveis, e ainda uma linha de brinquedos para cão e gato feita à base de produtos reciclados”, explica a Dra. Sónia Monteiro Diniz, da CascaisVet.

HIGIENTE ORAL

Já se imaginou sem lavar os dentes durante toda a vida? Será que cuidamos realmente da saúde oral dos nossos animais de estimação? Pensa que o mau hálito do seu cão é só desagradável? A patologia oral pode desencadear problemas sérios de saúde, nomeadamente renais, cardíacos e hepáticos!

A grande maioria dos tutores de cães e gatos não tem o hábito de lavar os dentes aos animais de companhia! Muitas vezes nem sequer existe o hábito de verificar o estado da boca e dos dentes, o que permitiria identificar problemas de saúde oral numa fase mais precoce.

É muito importante habituar os animais em idade jovem a deixarem escovar os dentes e a deixarem verificar o estado dos mesmos.

O processo de habituação à escovagem deve ser lento, gradual e pautado por incentivos. Devemos começar por apresentar a pasta de dentes adequada à espécie, depois massajar levemente os dentes, a seguir apresentar a escova com pasta. Iniciar o processo pelos dentes caninos e molares, continuar com os incisivos e só no final tentar escovar a face interna dos dentes.

Quando não for possível, podem usar-se métodos alternativos, como barras, snacks, outros. Os principais sintomas de patologia oral passam pela halitose (mau hálito), tártaro, gengivite e relutância (dor em mastigar ou comer).

Caso considere esta tarefa de higiene muito complexa, não se preocupe: existem clínicas veterinárias prontas para o ajudar.

Curiosidade

Sabia que os animais podem ter aparelhos ortodônticos? É verdade! Por vezes os animais podem necessitar de usar aparelhos para corrigir a posição dos dentes. Estes procedimentos devem ser realizados por médicos veterinários especializados. São realizados por motivos de saúde, e não por motivos estéticos apenas!

SPOTIFY PARA CÃES

O universo dos podcasts teve um crescimento exponencial nos últimos dois anos. Mas agora resolveu subir a fasquia e ser, no minino, original. No início desta semana, o Spotify começou a oferecer o “My Dog’s Favourite Podcast”, projetado para manter o animal calmo quando deixado sozinho em casa. Cada um tem cerca de cinco horas de duração.

E por que razão um podcast para cães? Porque segundo uma análise feito pelo Spotify, 74% dos donos de animais tocam música para os animais de estimação e 80% acham que os seus cães gostam de música.

HOTEL PARA ANIMAIS

Com os animais domésticos a fazerem cada vez mais parte do “núcleo familiar”, os hotéis para animais são um empreendimento em expansão, porque nem sempre é fácil encontrar alguém que tenha disponibilidade para ficar com os peludos. Por isso, os hotéis para animais surgem para resolver esse problema – trata-se de um estabelecimento que pode compreender o alojamento, mas também as atividades de treino, tratamentos necessários e garantia de um bom descanso para os animais de companhia.

DAYCARE PARA ANIMAIS

O Day Care para animais é uma opção que socializa e diverte o animal de estimação, ao mesmo tempo que deixa o dono tranquilo – mudanças e compromissos acontecem na vida de qualquer dono, e às vezes cuidar do peludo durante o dia torna-se uma tarefa complicada. É sabido que deixar um animal sozinho por muito tempo em casa pode causar stress e depressão nos bichinhos, e também pode levá-los a destruir as coisas pela casa para aliviar essa solidão. Para evitar que os donos deixem os animais sozinhos em casa durante o dia, foi inventado o Day Care para animais – uma creche que possui toda a infraestrutura necessária para o peludo se divertir e interagir com outros animais, assim como opções de brinquedos e ambientes onde ele possa ficar sozinho se for essa a melhor opção.

Catarina Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

DONATE NOW