Temas de Capa

“Os canadianos são aventureiros e abertos a novos sabores”

Hugo Saenz nasceu no México e é desde 2017 chef do Flor de Sal. No verão vai finalmente conhecer Portugal e explorar ao máximo restaurantes e mercados para conhecer in loco os sabores portugueses.
Saenz estudou no Instituto Culinário do México e em Toronto passou pelo George Brown College.
Localizado no 501 da Davenport Road, o Flor de Sal é propriedade de Cristina Da Costa e está relativamente próximo da Casa Loma, uma das principais atrações turísticas de Toronto.

Milénio Stadium: Nasceu no México e trabalha num restaurante português. Como é que mistura duas culturas tão ricas?
Hugo Saenz: No Flor de Sal preparamos pratos portugueses e eu pessoalmente tenho formação na área clássica de gastronomia europeia. Tentamos ao máximo utilizar ingredientes frescos e de grande qualidade para manter a essência da gastronomia portuguesa. Embora seja mexicano adaptei as técnicas e o conhecimento que adquiri nesta área ao longo dos anos para preparar pratos portugueses, mas é sempre um desafio diário, não é fácil.

MS: O que é a cozinha de fusão?
HS: A cozinha de fusão consiste em juntar diferentes técnicas, ingredientes e elementos de diferentes países, regiões ou culturas. Existem muitas discussões sobre a sua verdadeira origem, há quem diga que nasceu em França nos anos 60-70, mas também há quem garanta que nasceu nos EUA nos anos 80. Não se sabe ao certo, o que sabemos é que hoje continua a ser muito popular. Se pensarmos bem, quando o ser humano começou a viajar e a fazer trocas comerciais, começámos a partilhar conhecimento, especiarias, técnicas, etc.

MS: Os canadianos são recetivos aos sabores portugueses que o Flor de Sal explora?
HS: Os portugueses são muito leais às suas raízes e gostam de cá vir, mas os canadianos também aderem e ficam surpreendidos com os nossos sabores. A comida portuguesa é muito rica em sabores e ao mesmo tempo a cultura canadiana é muito aberta à diversidade.
Por outro lado, somos afortunados por vivermos em Toronto, a cidade mais cosmopolita do mundo. Aqui podemos experimentar comida dos quatro cantos do mundo e os canadianos são aventureiros e abertos a novos sabores. E os nossos sabores são autênticos, não são americanizados. Às vezes eles perguntam de onde vem o nosso peixe, mas no geral não fazem muitas perguntas e recebem muito bem os sabores.

MS: Quais são os pratos que mais saem no Flor de Sal?
HS: Definitivamente o nosso bestseller é o polvo grelhado. É um produto extraordinário de trabalhar e o sabor é muito distinto. O polvo requer muita paciência na preparação, diria que esse é o grande segredo. E como é óbvio o fornecedor também de ser da nossa inteira confiança.

MS: Toronto é a cidade mais multicultural do mundo e aqui existem todo o tipo de restaurantes.
HS: Acho que a comida portuguesa está sempre na moda, agora estamos quase no verão e é uma excelente altura para nos virem visitar. Estamos no coração da cidade junto à Casa Loma e para quem gosta de apanhar sol temos uma excelente esplanada. No próximo mês vou finalmente conhecer Portugal e mal posso esperar para visitar restaurantes e mercados. Estou muito ansioso e tenho muita curiosidade sobre o vosso país. Vou conhecer Lisboa e Porto e vou tentar conhecer outras regiões para provar o peixe, o marisco, as carnes. Também quero perceber como as pessoas se comportam nos mercados e que tipo de ingredientes é que procuram.

MS: Qual é o prato que tem mais curiosidade em experimentar em Portugal?
HS: Quero muito provar as sardinhas assadas, a cataplana autêntica e a carne assada.

Joana Leal


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close