Temas de Capa

O TOP 5 das Teorias de Conspiração para o aparecimento da COVID-19

O TOP 5 das Teorias de Conspiração-mundo-mileniostadium

 

Sendo que o tema desta semana é teorias de conspiração, nada mais adequado do que nomearmos algumas que têm sido lançadas, no que diz respeito ao aparecimento deste vírus.

Afinal como surgiu este vírus? Efeito 5G? Criado em laboratório? Ou ideias mirabolantes de gente criativa, mas com falta de opção da realidade?

Como sabemos, foram vários os animais que integraram a lista de possíveis fontes, do vírus Sars-CoV-2 – responsável pela pandemia de COVID-19. Se bem nos lembramos, o Mercado de Wuhan, na China, também foi alvo de investigações, apesar de, mais tarde se descobrir, que não era o epicentro da crise de saúde pública. Mas enquanto a comunidade científica se esforça em estudos e análises para identificar a fonte deste vírus, há conspiracionistas que não se inibem em divulgar as suas teorias bizarras:

SARS-CoV-2 é extraterrestre – O professor Chandra Wickramasinghe, membro do Centro de Astrobiologia de Buckingham, afirmou que a fonte mais provável do vírus Sars-CoV-19 era um meteorito, que teria atingido o norte da China, no mês de outubro de 2019. No entanto, não se provou qualquer indício de trajeto do objeto no local sugerido e, como alguns epidemiologistas referiram, o novo vírus compartilha muitas semelhanças com os vírus da SARS e da MERS – microrganismos terrestres. Como seria então possível uma evolução idêntica aos encontrados no nosso planeta?

Foi a sopa de morcego que contagiou a população chinesa – Em janeiro desde ano, o site Russia Today divulgou que o vírus se havia disseminado entre humanos, depois do consumo de sopa de morcego. Muitos dos que vídeos circularam nas redes sociais, mostravam pessoas a comer morcegos na China-  imagens essas, captadas em Palau, no Oceano Pacífico. Houve mesmo um estudo académico chinês, que apontou o pangolim como o hospedeiro intermediário do vírus, depois de entrar em contacto com morcegos ou excrementos desse animal.

O coronavírus como arma biológica – Em fevereiro desde ano, Richard Brennan, da Organização Mundial de Saúde (OMS), referiu-se aos rumores sobre o coronavírus COVID-19 ser uma arma biológica. As alegações levaram à publicação de uma carta conjunta de 27 cientistas na revista científica Lancet, em que estes descartam esta hipótese, tendo referido que “a partilha rápida, aberta e transparente de dados sobre este surto agora está a ser ameaçado por rumores e informações erradas sobre a origem. Estamos unidos para condenar fortemente as teorias da conspiração sugerindo que o COVID-19 não tem uma origem natural”. Segundo a OMS, não é aplausível que a fabricação tenha sido laboratorial.

Os EUA criaram vírus para guerra económica com a China- Outra das teorias, foi a entrada em guerra económica com a China. Isso levou a críticas dos EUA contra a Rússia, que através de Philip Reeker, membro do Departamento de Estado dos EUA, acusou a Rússia de “espalhar desinformação” e ameaçar a segurança pública, por distrair das respostas de saúde globais. A Rússia negou acusações através de Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Não é um vírus, mas 5G – Talvez esta seja a teoria mais absurda. A Covid-19 não é uma doença viral, mas sim o efeito da implantação do 5G, a mais nova geração de telecomunicação móvel. Entre os conspiradores, está a cantora Keri Hilson, que divulgou tweets e vídeos nas suas redes sociais, defendendo a ideia, embora, não tenha demorado muito para que os seus assessores apagassem o conteúdo. Sensatos.

A para das teorias de conspiração para o aparecimento deste vírus, não nos podemos esquecer das imensas ideias que têm surgido à volta de Bill Gates, nomeadamente aquela em que o empresário, está por trás de uma vacina contra a Covid-19 que, na verdade, é um microchip capaz de monitorização e controlo à população.

Há realmente teorias para todos os gostos, para dar e para vender, mas sinceramente, alguma delas é plausível?

Amélie Bonsart/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER