Temas de Capa

O que eu espero de 2020?

Hoje é difícil fazer uma previsão do mundo, já que estamos em “velocidade supersónica”, mas aqui deixo alguns pontos.

Política

Os EUA continuam a ser a única superpotência e tudo farão para continuar a levar este título. Espero que consigam trabalhar com os outros países, organizações e políticos para que haja uma melhor cooperação.

Espero que a União Africana (UA), que é a organização internacional que promove a integração entre os países do continente africano nos mais diferentes aspetos, possa caminhar pela união estável do continente africano e serem os protagonistas do futuro do continente.

Social

As políticas de imigração e ambientais terão de ser algumas das prioridades das Nações Unidas (ONU).

Económica

A economia mundial passou por um grande ciclo de crescimento nos últimos 10 anos. Os EUA e a China foram os grandes “intervenientes”, sendo que a guerra comercial entre ambos desacelerou a economia mundial. No entanto, acredito que com as eleições nos EUA, em 2020, haverá uma tendência para melhorar, já que o presidente americano não irá criar instabilidade económica na época de campanha.

Acredito que o mercado e preços das criptomoedas irá desacelerar devido às constantes “recusas” de alguns países e entidades financeiras. Isso reflete uma incerteza significativa em como lidar com as criptomoedas. Espero que haja uma política direcionada neste sentido para que este impasse termine o mais rápido possível.

Desportivo

Tivemos avanços importantes na área do desporto feminino nos últimos anos. Ainda assim, eu acredito que temos muito caminho pela frente.

Focar-me-ei no desporto “rei”, o futebol, já que tem um número maior de praticantes: a FIFA anunciou que a Copa do Mundo feminina de 2019 foi a mais vista da história. No total, o evento foi assistido por 1,12 bilhões de pessoas, tanto pela internet quanto pela televisão. Espero que a FIFA faça mais pelo futebol feminino como por exemplo: o programa de massificação global para todas as camadas do futebol feminino com uma maior formação, melhores salários, cobertura televisiva mais abrangente e reformas estruturais.

Aproveito para desejar a todos muitas felicidades para este ano. Que sejam 366 dias de realizações, sucessos e muita prosperidade. Feliz Ano Novo.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close