Temas de Capa

O meu novo normal

A frase “O NOVO NORMAL”  é uma das frases que ouvimos ou ouviremos constantemente no nosso meio familiar, profissional, nas diretrizes governamentais entre amigos, redes sociais e nos meios de comunicação social nessa época de pandemia mundial.  “O novo normal”, globalmente incluirá máscaras nos transportes públicos, em alguns recintos fechados e o distanciamento social será o novo normal, um maior investimento nas áreas de saúde, tecnologia, mais trabalho remotos, e ensino à distância.

O grande motivo, é que o mundo parou e agora precisa encontrar soluções seguras para que  todos nós que, de uma ou de outra forma, fomos afetados possamos  viver e aprender a conviver socialmente com emoções, comportamentos, estilos e modo de ser totalmente diferente do habitual.

No meu caso particular tento buscar em tudo que eu faço e passo, um sentimento de positividade, confiança e crença para poder viver um dia após o outro. Esta sempre foi uma fórmula adotada por mim e que funcionou em momentos de tempestades da minha vida de uma forma geral. Talvez por nascido num país que esteve mergulhado numa guerra civil por muitos anos e ter passado por muitas situações de confinamento que feliz ou infelizmente me transformaram e agora consigo lidar de uma forma um pouco diferente com algumas questões emocionais e sociais ao meu redor.

Falando da realidade atual, o medo do contágio e da morte andam ao lado de novas necessidades de nos adaptarmos a novas políticas sociais. É certo, contudo, que sempre após uma grande crise, a sociedade sofre uma readaptação que inclui algumas mudanças forçadas nos hábitos e costumes. Por exemplo, nunca se falou tanto da saúde mental, porque vivemos tempos únicos. Até certo ponto, é esperado sentir-se mal, ansioso, com raiva, insatisfeito ou triste diante de tantos desafios que aparecem na nossa frente todos os dias. Tenho tentado adaptar-me à nova realidade, seguindo as orientações dos serviços de saúde pública e aproveitando para conhecer e ajudar as comunidades ao meu redor, aprofundar os conhecimentos profissionais, compartilhar novas ideias para poder me reinventar ao novo estilo de vida.

O ser humano é um ser social, ímpar e adaptável. Acredito que a nossa forma de lidar com os outros irá mudar bastante, o medo do futuro será uma realidade que estará entre nós em alguns momentos das nossas vidas. Sim, agiremos de forma diferente mas o amor, afeto, a necessidade de convivência não irá desaparecer.

Lembre-se: milhares de eventos foram cancelados, o AMOR não está cancelado!  Ame mais e aprenda a ser feliz e saber aproveitar as coisas simples da vida no momento em que elas acontecem.

Gostaria de deixar aqui alguns números de telefone de algumas instituições para buscarmos ajuda – ver abaixo.

www.crisiservicescanada.ca

  • Toronto Residents can call 211
  • for Mental Health Support
  • Frontline works support: 1-866-531-2600
  • Seniors safety line: 1-866-299-1011
  • Toronto seniors help line: 416-217-2077
  • Kids Help Line: 1-800-668-6868 or Text Connect to 686868
  • Assaulted Women’s Help Line: 1-866-863-0511
  • Support for Indigenous Women: 1-855-554-4325
  • Hope for wellness help line indigenous people: 1-855-242-3310
  • Abrigo Centre: 416-534-3434
  • First Portuguese Canadian Cultural Centre: 416-531-9971
  • West Neighbourhood House: 416-532-4828

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close