Temas de Capa

Inteligência Artificial, o que é?

Já ouviu esta expressão popular que toda a gente está a utilizar, e não importa qual o sector a que se refere, alguém irá dizer…?

ESTÁ TUDO NOS NÚMEROS.

Quando ouvir essa expressão, saberá que estão a falar de Inteligência Artificial ou melhor conhecida como IA, e na forma como tem impacto no setor de negócio e na sua vida pessoal.

A Inteligência Artificial está a progredir rapidamente, tem impacto em muitas coisas à nossa volta, desde o uso do telemóvel aos carros autónomos. Enquanto, muitas vezes, a ficção científica retrata a IA como robôs com características humanas, a IA abrange qualquer coisa, desde um algoritmo de pesquisa no Google, a desportos que tentam usar estatísticas para proteger o desempenho de um atleta e aquilo que a sua carreira pode ser no futuro.
“Tudo o que amamos acerca da civilização é um produto da inteligência e, assim, ao amplificar a nteligência humana com Inteligência Artificial temos potencial para ajudar o desenvolvimento da civilização como nunca antes, pelo menos enquanto conseguirmos gerir a tecnologia de forma benéfica.”

Esta tem sido uma expressão que tem sido citada pela maioria dos cientistas com senso comum, acerca da IA e a longo termo, na forma como devíamos olhar para os efeitos que terá na sociedade. Mesmo que amanhã se pare o progresso de tornar a Inteligência Artificial mais inteligente, não espere deixar de ouvir falar sobre como esse assunto está a mudar o mundo. Muitas empresas grandes como a Amazon, Google e a Microsoft têm juntado vários indivíduos com grande talento, conhecedores de IA, para engrandecer o núcleo do seu negócio focado na estratégia de anúncios ou antecipar a próxima compra.

Não existem dúvidas que a Inteligência Artificial tem muitos benefícios. Liberta as pessoas das tarefas repetitivas e previsíveis que podem ser desempenhadas por máquinas e IA, de forma mais fácil e segura. Isto permitiria às pessoas focarem-se nas tarefas que dependem da habilidade do cérebro humano em lidar com a ambiguidade. Contudo, libertar as pessoas das tarefas mais básicas e repetitivas pode significar a perda de emprego para aqueles que trabalham em fábricas, condução de veículos, em restauração e lojas, e muitos outros. Algumas dessas pessoas terão a possibilidade de optarem por carreiras alternativas, mas uma grande fração da população pode ficar permanentemente sem trabalho. Esta é uma área que pode ser negativa e que tem um grande impacto no setor da empregabilidade. Assim como existem muitos pontos positivos desta tecnologia, também existem contratempos que afetam o mundo do trabalho.

A IA tem comprovado o seu valor na área da medicina, por vezes até com um desempenho melhor do que o dos médicos humanos. Entre muitos outros exemplos, a IA tem demonstrado cortes de incisão mais precisos, o desenvolvimento de planos de tratamentos médicos mais rápidos e melhores previsões de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Contudo, também aqui surgem questões éticas. Quando é que os médicos especialistas devem confiar no seu instinto ao invés das tecnologias que estão lentamente a superá-los? Quando é que se deve culpar um médico por confiar na IA ao invés dos seus próprios diagnósticos, ou vice-versa, apenas para descobrir que a sua decisão estava errada?

O impacto dos sistemas de inteligência artificial resume-se à forma como estes são implantados. Ao utilizá-los para aumentar a inteligência humana, tarefas mundanas ou do quotidiano serão eliminadas ou irão tornar-se mais fáceis, libertando as pessoas para efetuar tarefas que consideram mais satisfatórias.

Na maioria dos setores, a Inteligência Artificial representa uma tremenda vantagem, que nenhum ser humano seria capaz de igualar. Todavia, por outro lado, existem pontos negativos.

Vince Black

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER