Temas de Capa

Dundas West Fest vai ter palco dedicado ao folclore português

O Dundas West Fest volta a encher a Dundas Street West entre 7 e 8 de junho e este ano a grande novidade é um palco completamente dedicado ao folclore português.

AnaBela Taborda, Chair da BIA (Business Improvement Area) do Dundas West, em entrevista ao nosso jornal, informou que o festival, que vai já na 7.ª edição, continua a crescer. “Temos mais comerciantes, alguns aproveitam para mostrar os seus produtos neste Festival, porque não conseguem pagar a renda para manter uma loja aberta. Mas o Dundas West Fest é isso mesmo, é um palco para que a comunidade possa mostrar aquilo que faz. São quase 9 km de distância, é uma área bastante considerável”, adiantou.

Em relação ao palco dedicado ao folclore português, a iniciativa foi da ACAPO. “O Joe Eustáquio [antigo presidente da Aliança] veio ter connosco, entretanto conseguimos chegar a um acordo e o palco vai ficar na área oeste do Festival”, adiantou Taborda. Alex Bordokas, produtor do Dundas West Fest, contou-nos os detalhes. “O palco vai chamar-se LiUNA Stage e é organizado em parceria com a ACAPO para celebrar a Semana de Portugal. Vamos ter mais de 20 grupos folclóricos que vão atuar na noite de sexta-feira e durante todo o sábado junto à igreja de Santa Helena”, explicou.

O Festival percorre 12 quarteirões na Dundas Street West desde a Ossington até à Landsdowne e inclui arte, música e comida de rua. Taborda gostava que o festival tivesse mais dias, mas compreende o cuidado da autarquia de Toronto. “A cidade tem a preocupação de não organizar demasiados eventos por causa do número de ruas que têm de ser encerradas ao trânsito e este ano com a Parada acabámos por nem olhar para o domingo”, contou.
Pela primeira vez o Dundas West Fest é organizado por uma única BIA, uma vez que o Dundas West e o Little Portugal se fundiram. A nova área vai da Shaw Street até às vias ferroviárias do CNR e, segundo Bordokas, a fusão faz sentido porque na realidade as duas BIA’s já colaboravam na organização dos principais eventos da área.

Em 2018 o Festival contou com mais de 100,000 visitantes e se o tempo colaborar Taborda espera bater um novo recorde.

Joana Leal

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER