Temas de Capa

Dia Nacional dos Povos Indígenas: Para reconhecer e homenagear quem foi sempre esquecido

O dia não foi escolhido por acaso – 21 de junho, dia do solstício de verão (o mais longo do ano). Um dia cheio de simbolismo para os povos indígenas. No Canadá, o Dia Nacional dos Povos Indígenas é um dia oficial de comemoração para reconhecer e homenagear o património, as culturas e as contribuições valiosas para a sociedade, pelos povos das Primeiras Nações, Inuit e Métis. São estes três os grupos de povos indígenas que a Constituição canadiana reconhece. Embora partilhem muitas semelhanças, cada um tem sua herança, o seu idioma, as suas práticas culturais e crenças espirituais distintas. São os povos fundadores desta nação, mas será que a nação os conhece?

Esquecidos, ostracizados e, não raras vezes, discriminados, estes povos viram a sua cultura ancestral ser vandalizada, os seus territórios invadidos, as suas mulheres desaparecerem, de forma muito pouco misteriosa e as suas crianças afastadas das respetivas famílias. Agora, com a celebração deste Dia Nacional dos Povos Indígenas do Canadá proporciona-se a muitas pessoas de outras etnias, que escolheram este país multicultural para viver, a oportunidade de aprender mais sobre os povos que, antes de todos os outros, desfrutavam do território canadiano. Esta é também a ocasião certa para todos se interessarem, quererem saber mais sobre a verdade histórica, a essência cultural e a contribuição que os povos indígenas têm dado para o desenvolvimento e progresso do país.

A História

Mas há uma história para contar quando se trata de procurar as origens deste dia de celebração. Foi em 1982 que a National Indian Brotherhood (atual Assembleia das Primeiras Nações) sugeriu pela primeira vez estabelecer o “Dia Nacional da Solidariedade Aborígene” como um dia de reconhecimento. No entanto, só em 1990, o Quebeque se tornou a primeira província a estabelecer o dia 21 de junho como um dia para celebrar a cultura indígena.

A 13 de junho de 1996, o governador-geral Roméo LeBlanc anunciou a intenção do governo de realizar uma celebração, nacional e anual, dos povos indígenas. Mais tarde naquele mês, no dia 21, o Canadá comemorou o seu primeiro Dia Nacional dos Aborígenes.

Em 2009, a Câmara dos Comuns aprovou por unanimidade uma moção para fazer o mês de junho Mês Nacional da História Aborígene (atual Mês Nacional da História Indígena), destacando a história e as culturas indígenas, bem como as questões contemporâneas das comunidades indígenas em todo o país.

A 21 de junho de 2017, o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou planos para mudar o nome do Dia Nacional dos Aborígenes para o Dia Nacional dos Povos Indígenas, refletindo uma preferência nacional e internacional pelo termo indígena.

O Presente

Hoje o Dia Nacional dos Povos Indígenas é feriado nos Territórios do Noroeste, estabelecido em 2001, para homenagear e reconhecer os povos Dene, Métis e Inuvialuit. O Dia Nacional dos Povos Indígenas também se tornou um feriado territorial estatutário no Yukon em maio de 2017.
Aproveitemos bem o dia mais longo de ano e celebremos a diversidade étnica e cultural. Feliz Dia Nacional dos Povos Indígenas!

Madalena Balça

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close