Temas de Capa

De que cor é a nossa sociedade?

De que cor é a nossa sociedade-canada-mileniostadium
Foto: DR

Caros leitores. 

Espero-vos bem. Setembro quase a findar. Este ano apesar de tudo e de tanta coisa, tem passado ainda mais rápido do que os anos anteriores. Andamos com a mente tão preocupada e ocupada que nem damos pelo tempo voar.

Esta semana e em capa de jornal, o assunto é muito “quente”. Escaldante até, principalmente para quem, dia após dia, tende em tapar os olhos e o sol com a peneira no que diz respeito, principalmente e acima de tudo, a questões étnico-raciais .

Pergunto eu? De que cor é afinal a nossa sociedade?

Bradamos aos céus com orgulho de que vivemos na cidade e país mais multicultural.  Que as raças e etnias se misturam em grande esplendor. Que se respeitam, que se dão bem entre si. Bla,Bla, Bla ……

Será mesmo assim? Caso isso. Porque ainda olhamos? Sim OLHAMOS todos nós, uns mais do que outros, óbvio, para casais que se unem pertencendo a raças diferentes.  E os filhos? Não são para todo o sempre apontados “como diferentes “. Ou não vivemos nós em pleno século 21 numa comunidade, sociedade, país que dá as boas vindas a tudo isso e mostra ao resto do Mundo que a nossa sociedade não tem cor?

Será mesmo assim? Já pensou bem quem lidera o Mundo?

Ainda sob a supremacia Branca realmente enigmática e dura a realidade. E assim será por muitos anos e mais alguns.  O preconceito de que o tão chamado de Branco é dono e senhor, desde o tempo da maldita escravidão. Já parou para pensar que afinal quando nós nos cortamos, o sangue que nos corre nas veias é todo da mesma cor?  Até tem o mesmo cheiro, distinto. A ferro. Já parou para pensar?

O porquê de não haver igualdade desses mesmos direitos? Ou será que as pessoas de outras raças só têm deveres?

Volto a perguntar… E afinal, de que cor é a nossa sociedade? Fiquem bem. Saúde e até breve se Deus quiser e os homens deixarem.

Cristina Da Costa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW