Temas de Capa

Comunidades Portuguesas: Da concentração à dispersão – Vaughan

Vaughan é uma cidade localizada ao norte de Toronto, na região de York, Ontário. Segundo o Censo de 2016 tem uma população de 306.233 e foi o município que mais cresceu no Canadá entre 1996 e 2006, alcançando uma taxa de crescimento populacional de 80,2%, de acordo com o Statistics Canadá – quase dobrando em população desde 1991. É a quinta maior cidade da região metropolitana de Toronto e a 17ª maior do Canadá.
Em Vaughan residem 9880 portugueses segundo dados do Censo de 2016.

 

Valter Ferreira

presidente do Clube Português de Vaughan

Porque saiu de Toronto?
Saímos porque estávamos a começar uma família e decidimos que seria mais seguro começar essa etapa fora, numa cidade mais pequenina. Eu moro em Bradford e pareceu-me mais seguro para a familia crescer.

Que impacto teve esta mudança no seu quotidiano?
Tanto eu como a minha esposa continuámos a trabalhar em Toronto, por isso fazemos a viagem todos os dias, ela de transportes públicos e eu de carro. A diferença maior que nós encontrámos em primeiro lugar foi o tráfego. No início foi bom, mas ao longo dos anos foi aumentando e aumentando. Uma viagem que demorava 45 minutos, agora leva cerca de uma hora e quinze minutos. E outra coisa é que nós somos portugueses, e em termos de comércio português procuramos e é difícil de encontrar certas coisas aqui. Temos de ir a Toronto para encontrar esse comércio e por isso acabamos por ir lá na mesma.

De que forma estas migrações modificaram a comunidade portuguesa que antes vivia concentrada em Toronto?
Eu quando vim para o Canadá em 1991 vivia na área da Dundas e Ossington. Havia uma grande comunidade portuguesa. Todas as lojas eram portuguesas, praticamente. Quando saía à rua havia sempre muita gente portuguesa… E agora quando eu vou a Toronto já não vejo isso como via antigamente. Já não há tantos portugueses como havia naquela área. Agora as pessoas nessas ruas já são de outras grandes cidades ou países.

Como são as novas comunidades portuguesas que se formaram nas cidades periféricas de Toronto?
Fala-se que a comunidade portuguesa em Bradford é muito grande, mas não se vê tanto como as pessoas possam pensar. Sim, é grande, mas não é tão óbvio como parece. Mas sim, temos um clube português – eu não frequento porque sou presidente do clube português de Vaughan e já estou extremamente ocupado com o meu próprio clube – mas de vez em quando vou lá. Por exemplo, para acompanhar o meu sobrinho que está filiado na equipa de futebol, quando há um fundraising e esse tipo de eventos, eles convidam-me e eu vou, mas vou só por isso, porque já estou com o meu clube.

Telma Pingelo

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close