Temas de Capa

Comunidades Portuguesas: Da concentração à dispersão – Oshawa

Oshawa é uma cidade situada na costa do Lago Ontário. Encontra-se a sul da província, a aproximadamente 60 quilómetros a leste do centro de Toronto. Tem uma população de 159.458 habitantes, segundo o Censo de 2016.
É o maior município da Área Regional de Durham. O nome Oshawa tem origem no termo Ojibwa aaz haway, significando “o lugar de cruzamento” ou apenas “(a) cruz”.
Em Oshawa, a comunidade portuguesa atinge os 14 610 residentes, segundo dados do Censo de 2016.

Rafael Roberto

Oshawa

Rafael Roberto tem 67 anos e vive em Oshawa desde os 14 anos. O luso-canadiano que está envolvido com os dois clubes portugueses da cidade – o Oshawa Portuguese Club e o Northern Portugal Cultural Centre – reconhece algumas melhorias no trânsito, mas diz que é preciso mais investimento. “Com a abertura da autoestrada 407 o trânsito melhorou um pouco e há planos para a extensão da linha do Go Train para a baixa de Toronto. Penso que seria bom para quem vai trabalhar todos os dias para Toronto, mas os planos são sempre tardios”, avançou ao nosso jornal.
Roberto sempre fez questão de apoiar a comunidade portuguesa, é por isso que colabora com os dois clubes. “Sempre senti que estando envolvido nas duas coletividades podia fazer mais pela nossa comunidade. Muitas pessoas de Toronto têm vindo para Oshawa nos últimos anos por causa do aumento do preço da habitação em Toronto, mas os jovens continuam afastados dos clubes”, disse.
A 407 abriu em 1997 e foi alargada em 2018. A autoestrada serve vários subúrbios de Toronto, nomeadamente Burlington, Oakville, Mississauga, Brampton, Vaughan, Markham, Pickering, Whitby e Oshawa.
Esta semana o presidente da Câmara de Oshawa tornou pública a sua preocupação com os cortes que a província de Ontário tem vindo a anunciar e revelou que “a cada dia parece que há uma nova descoberta sobre o orçamento em si que nos apanha de surpresa”.

Tito-Dante Marimpietri

Oshawa

Tito-Dante Marimpietri, Regional Councillor para o ward 2 em Oshawa, reconhece que existem problemas que têm de ser resolvidos. “Queremos melhorar a rede de transportes em toda a nossa região de forma a aliviar o aumento do congestionamento nas nossas estradas locais. Para isso precisamos que o governo provincial expanda os serviços do Go Transit na área este com a construção de duas estações, incluindo a antiga Knob Hill Farm”, justificou.
O Regional Councillor do ward 2 de Oshawa sublinha a necessidade de apostar em tecnologia para encontrar novas soluções. “A forma menos óbvia de resolver o problema do trânsito é utilizar a tecnologia na área dos transportes, como por exemplo através de carros elétricos e de estradas mais inteligentes. Empresas como a General Motors (GM) estão a fazer uma transição estratégica e a investir $170 milhões para criar uma linha de testes em Oshawa que vai desenvolver novos automóveis”, informou.
As universidades também podem dar um empurrão e contribuir com o seu conhecimento, inovação e know-how. “A Ontario Tech University de Oshawa vai continuar a liderar a investigação em novos produtos que vão revolucionar o transporte das próximas gerações. Mas vamos continuar a trabalhar em conjunto para encontrar resultados tangíveis e dinâmicos que beneficiem o desenvolvimento económico e a qualidade de vida da nossa população”, assegurou.

Joana Leal

 

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close