Temas de Capa

Canadá – Alguns destaques da eleição federal

 

1 – Será que o Premier de Ontário se sente traído pelos seus dois melhores amigos?

De acordo com o diário Toronto Star, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, está a sofrer com o seu ego machucado depois do primeiro-ministro de Alberta, Jason Kenney, ter feito campanha pelo líder conservador Andrew Scheer, em Ontário, no fim de semana passado. Fontes próximas de Ford dizem que ele se sente enganado por Scheer, que não convidará o impopular Premier a fazer campanha por ele apesar de, no passado, Ford se ter empenhado em promover o líder federal.

Por outro lado, Ford acha que Kenney o deixou ficar mal e mostrou má etiqueta ao voar de Alberta para fazer campanha na área que ele gosta de chamar de ‘Ford Nation’. Os fiéis de Ford, falando confidencialmente do que se discute em conversas internas, disseram que o primeiro-ministro se sente desprezado por Scheer, que ele convidou para ser o orador principal da convenção do PC de Ontário, em novembro passado.

Para aqueles que seguem as mensagens ocultas, ele parece estar sentado no canto simplesmente porque Scheer não quer fazer a narrativa sobre Ford.

2 – Candidato liberal diz que comunidade negra ‘ama’ Justin Trudeau ainda mais depois de o ver em Blackface

A candidata liberal Judy Sgro alega que o líder liberal Justin Trudeau usava blackface porque ele tem um “grande orgulho” na identidade negra e parece pensar que as fotos blackface de Justin Trudeau, provavelmente, o ajudarão a obter mais votos na comunidade negra.

Numa entrevista transmitida no YouTube no final de setembro, Sgro defendeu as fotos blackface do seu líder perante os espectadores do GBKM-FM, um canal online com sede em Toronto, que diz que fornece “notícias, arte, história, música e mais diretamente à comunidade afro-caribenha”.

Quando solicitada a “falar sobre a polémica”, sobre as fotos de blackface de Trudeau, que foram manchetes em todo o mundo no mês passado, Sgro sugeriu que os eleitores no seu distrito eleitoral lhe disseram que as fotos de blackface os tornavam mais propensos a votar nos liberais. Esta política veterana continuou dizendo: “Os membros da comunidade negra disseram-me que sentem mais amor pelo primeiro-ministro porque ele queria ter um blackface” e afirmou que: “Ele (PM) também se orgulharia disso”.

Apesar das suas observações sobre a controvérsia, a culpa, segundo Sgro, é da “comunicação social que transformou isso em algo que não deveria ser”. No entanto, a candidata liberal mudou o seu pensamento e retrocedeu relativamente aos seus comentários proferidos há duas semanas atrás, emitindo um comunicado de imprensa onde afirma: “A história do blackface é profundamente racista e não é nada além de discriminatório “, disse Sgro, acrescentando: “Eu deveria saber melhor e peço desculpa”.

De acordo com dados do censo de 2016, 76% dos eleitores no distrito eleitoral de Humber River-Black Creek, identificam-se como minorias visíveis e quase um quarto de todos os eleitores (23%) são negros.

3 – Chances de Jagmeet Singh e NDP

A piada na rádio e nos jornais por uns tempos foi “Jagmeet Quem?” Esta pergunta descreveu o que muitos dos observadores políticos pensavam após a sua vitória na liderança do NDP, quando Jagmeet Singh parecia esconder-se. Ele fez pouco para reunir o seu partido e as pesquisas às vezes mostravam o NDP quase empatado com os Verdes.

Desde que a campanha eleitoral começou, Jagmeet Singh subiu ao palco nacional e se apresentou aos canadianos, as pessoas estão a começar a conhecer o homem. Apesar disso, a eleição parece ser disputada entre os partidos liberal e conservador, que têm mais chances de formar governo.

Com o partido ainda em terceiro lugar e os liberais e conservadores empatados num empate estatístico, os liberais passaram boa parte da campanha eleitoral a alertar os eleitores progressistas para a importância do voto, que não deve ser no NDP ou nos Verdes, mas antes devem votar nos liberais para impedir os conservadores de formar governo.

Apesar de não se envolver em nenhum escândalo durante a campanha eleitoral, acredito que as políticas de Singh não convencerão a maioria daqueles que estão à direita do espectro político. O seu melhor resultado seria terminar num terceiro lugar forte, o que significaria que o NDP seria necessário para formar governo com o partido vencedor, mas minoritário.

Dado que Jagmeet Singh declarou que não apoiaria um governo conservador, isso poderia significar que ele poderia apoiar os liberais?

Receio que todos tenhamos que esperar pelo dia 21 de outubro para ver o que essa novela nos dá.

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close