Temas de Capa

“Alte” e pára o baile! Algarve não é só praias!

Portugal é rico em tesouros escondidos que valem a pena descobrir. A Aldeia de Alte é um deles. Numa altura em que, cada vez mais, Algarve é sinónimo de praia, resorts e cidades costeiras, esta aldeia vem mostrar-nos que sair da “rotina” compensa – e muito! Situada no sopé da Serra do Caldeirão, esta pitoresca vila e freguesia pertencente ao concelho de Loulé, distrito de Faro, é vulgarmente apelidada como a aldeia mais típica de todo o Algarve. Com 94,33 km² de área e cerca de 2000 habitantes, Alte era, antigamente, uma aldeia de produção exclusivamente agrícola – até aos dias de hoje, e apesar da “invasão” da indústria turística, nunca perdeu a sua identidade, mesmo já estando bem servida de comércio e serviços.

Os campos que acompanham o riacho da Ribeira de Alte, o centro histórico bem conservado, o ar puro e fresco que se respira, os pomares de amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras, as típicas casas pintadas de ocre, almagre, azulão e antracite, os muros brancos decorados com coloridos azulejos, as chaminés tradicionais e, como não poderia deixar de ser, a calçada portuguesa, fazem deste cantinho um verdadeiro deleite para todos os sentidos. Mas há mais: ao explorar esta aldeia não pode, por exemplo, deixar de subir ao topo da colina – a zona mais antiga da aldeia – para apreciar a magnífica vista sobre o vale do riacho. Deixo-lhe mais sugestões:

This slideshow requires JavaScript.

Fontes Pequena e Grande

Estas duas nascentes foram, durante séculos, o ponto de encontro de mulheres desta aldeia que aqui vinham para encherem os cântaros de água e lavarem a roupa. Se me perguntarem, acredito que também aproveitavam para cuscar um pouquinho! Hoje em dia é um local extremamente convidativo e propício a refrescantes mergulhos, seguidos de um piquenique e, já de barriguinha cheia, de uma revigorante sesta!

Pólo Museológico do Esparto

Este espaço cultura resultou da conversão do antigo edifício solarengo dos Condes de Alte em pólo museológico. Aqui podem ver, por exemplo, os utensílios utilizados por mulheres e homens para transformar a planta em cordas e, no espaço de exposição, algum espólio do escritor Cândido Guerreiro e dos condes de Alte e património etnográfico, como trajes e alfaias agrícolas.

Igreja Matriz de Alte e Capela de São Luís

Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a Igreja Matriz, do século XIII, e a Capela de São Luís, construída nos finais do século XIV e inícios do século XV, fazem parte do património histórico de Alte. A primeira é o elemento arquitetónico central da aldeia, já que foi à sua volta que se desenvolveu todo o povoado. Este monumento está classificado, desde 2013, como Imóvel de Interesse Público.

Queda do Vigário

Também conhecida como Cascata de Alte, esta queda de água com 24 metros de altura, dá vida a uma belíssima lagoa de águas límpidas. Um verdadeiro paraíso na terra! Na zona envolvente encontra um espaço verde com mesas de piquenique e uma infraestrutura de apoio.
Para chegar a esta cascata necessita de partir do cemitério de Alte e caminhar através de um trilho (o percurso mais curto) ou por um caminho. É só escolher!

Pintura da bandeira portuguesa

Corria o ano de 2018 quando um grupo de jovens de Alte, inspirado pela iniciativa “Conquista o Sonho” da Federação Portuguesa de Futebol, decidiu pintar um enorme mural de apoio à seleção portuguesa de futebol. Este mural situa-se numa das colina que rodeia a povoação e pode ser admirado através da aldeia.

Onde ficar?

Alte Hotel

Situado a 1 km da aldeia de Alte, este hotel dispõe de um jardim com piscina, de um campo de ténis e de quartos climatizados. Todos os quartos possuem casa de banho privativa com chuveiro, varanda, televisão por satélite e um telefone.
Ao pequeno almoço podem deliciar-se com um buffet no restaurante do hotel, que também tem à disposição, durante o almoço e o jantar, o melhor da cozinha regional.
O Alte Hotel tem uma excelente localização — fica a 0,7 km da Igreja Matriz e a 1,4 km da Fonte Grande de Alte.
Uma noite neste hotel, num quarto com capacidade para duas pessoas, custa cerca de 90€, com pequeno-almoço incluído.

Inês Barbosa

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close