Temas de Capa

Afinal a quem interessa esta guerra?

Ainda pouco acostumados ao novo ano de 2020 e de repente o mundo acorda com um inesperado ataque dos Estados Unidos da América ao Irão! Ou melhor, um ataque do presidente Trump, contra um general do Exército iraniano, alegadamente um terrorista e pouco falado até entäo…

É claro que não existem inocentes neste conflito entre os dois países, o diferendo é antigo e nos últimos anos agravou-se desde a guerra com o Iraque. Houve sempre muita tensão com o regime iraniano, desde logo com o presidente Obama, que conseguiu um acordo com Teerão, para travar o acesso deste a armas nucleares. Sabemos do perigo deste armamento e ainda mais perigoso é nas mãos de regimes pouco democráticos e pouco transparentes!

Então porquê agora? E qual a urgência deste ataque? Não ficou provado que o general Qasem Soleimani estaria a preparar algum ataque terrorista, o que não quer dizer que não hajam provas do seu envolvimento em atividades terroristas e outras ainda pouco claras…

Mas claramente este ato do senhor Trump foi bem calculado e, na minha modesta opinião, muito mal pensado. Nesta altura o presidente Trump tem tudo a ganhar com este ataque, que desde logo desvia a atenção dos media do impeachment, mas muito francamente o Trump está muito mais interessado em ganhar as próximas eleiçōes, e nada que uma guerra não resolva!

Já foi assim com os presidentes Bush, com o conflito no Golfo… Os americanos em geral gostam de guerra e a indústria do armamento também!

Quando afirmo que esta decisão do Trump foi mal pensada, acho que atirar gasolina para a fogueira torna a fogueira maior e até mesmo explosiva. Um ataque ainda que cirúrgico tem sempre efeitos colaterais. Aqueles que apoiam o regime de Teerão e acreditam na sua elaborada propaganda têm agora mais argumentos para continuar a odiar o mundo ocidental, em particular os EUA.

O maior problema de qualquer guerra, é que morrem sempre pessoas inocentes!

O avião ucraniano abatido, um Boeing 737-800, voo 752, tinha 176 pessoas a bordo, das quais 138 teriam ligação para o Canadá via Kiev, na Ucrânia. 63 canadianospereceram e fica claro que a guerra tem consequências e que pessoas inocentes morrem. Cada vez mais o mundo é uma aldeia global e o que acontece no outro lado do globo pode ter efeitos trágicos nas nossas vidas. O Irão demorou algum tempo até finalmente admitir que foi por “engano” que abateu com míssil terra-ar o dito avião (…). Várias teorias têm sido divulgadas, umas mais mirabolantes que outras, mas elas servem todos os envolvidos. A primeira, que o tipo de avião – o Boeing 737-800 – tem tido vários problemas técnicos e seria fácil culpar o fabricante do avião americano!

O problema é que à noite é muito difícil esconder o trajeto de um míssil e a explosão deste no ar. Acresce que há imagens de telemóvel que registaram o momento. Hoje, em qualquer parte do mundo, há um telefone com câmara para captar o que quer que seja… A outra teoria – a mais estranha e a menos falada, talvez por isso também a mais ousada – é que os EUA abateram deliberadamenteOs EUA deliberadamente abateram o avião ucraniano sabendo que a bordo viajavam um grande número de cidadãos canadianos e assim conseguiriam arrastar o Canadá para este conflito. Como é sabido, o Canadá, e particularmente o primeiro-ministro Trudeau, tem sido cauteloso em apoiar o presidente Trump nesta e em outras áreas!

Penso ainda que uma escalada de tensão nesta região, de si já tão perigosa, é uma tragédia com consequências graves para o mundo. Vivemos num mundo cheio de incertezas e fragilidades. As grandes referências até aqui estão com problemas – a ONU tem perdido a sua influência e está falida, a NATO está na mesma situação. A Europa está que nem uma manta de retalhos: entre o Brexit e uma grande indefinição da sua política externa, também não augura boa coisa!

Caros leitores, depois disto sou obrigado a concluir que esta guerra interessa somente aos EUA e em particular ao presidente TRUMP!

Laurentino Esteves/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW