Temas de Capa

A música acalma a alma em tempos de quarentena

O momento é difícil, mas ele não precisa ser pesado o tempo todo, afinal de contas, desconectarmos de vez em quando desse fardo que o mundo vive é fundamental para entrarmos em equilíbrio e encaramos esse desafio tão grande, que afeta tantos setores da nossa vida.

Nada melhor do que música para nos ajudar nesse processo de relaxamento e conexão com nosso lado positivo. E é por isso que neste artigo você encontrará dicas voltadas para o entretenimento musical e conteúdo de áudio online.

Estamos juntos na Camões Radio

Começamos com a programação da Camões Rádio, que está totalmente voltada para fornecer boas músicas, além de conteúdo informativo durante a semana. Basta acessar www.camoesradio.com ou baixar o app, que está disponível para Google Play e Apple Store.

Aos finais de semana, a grelha conta com programas diferenciados, com destaque para dois deles:

Biografia Brasileira

Conta a trajetória de grandes artistas que construíram a música popular brasileira e a nova geração que perpetua o legado, acompanhando os anseios e elementos do mundo atual. Com músicas inéditas e curiosidades, o programa, de forma leve e descontraída, conta a história desses artistas. (Todo sábado às 4pm).

DanceFloor

O programa te leva a uma viagem semanal pelo mundo da música house, progressive e pelo trance, com Carlos Monteiro. Faça a sua festa particular e dance muito! (Todo sábado às 10pm).

Os músicos e as lives

A internet nunca foi tão utilizada como agora. E os artistas, claro, têm percebido esse movimento e a todo momento você pode curtir um show ao vivo através das “Lives” no Instagram, Facebook e Twitter, ou até mesmo em sites especializados. Vários festivais virtuais estão acontecendo de forma online.

Vale destacar que muitos artistas dependem exclusivamente de apresentações em shows, e muitos deles terão problemas financeiros nessa quarentena – por isso, as plataformas e redes sociais estão analisando uma forma de remunerar esses artistas.

Artistas independentes dos EUA, que não têm a reserva financeira de popstars, já testam alternativas. O Sofa King Fest 2020 lista lives de bandas e cantores indies e links para quem quiser doar para eles e suas equipes, além de,claro, curtir o show ao vivo. Para conferir o cronograma, ou até mesmo se inscrever, acesse: https://www.sofa-king-fest.com/

Plataformas de Streaming

O streaming é uma tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente áudio e vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo. E por isso vamos apresentar duas famosas plataformas de músicas que estão oferecendo muitos benefícios nesse momento de quarentena.

O Deezer está oferecendo três meses de acesso grátis a todos os seus planos pagos para novos assinantes. A ação, anunciada no dia 27 de março, tem como objetivo ajudar as pessoas a enfrentarem a quarentena de prevenção ao coronavírus, momento em que muitos estão sob nova rotina dentro de casa, ouvindo música pelo streaming. Os planos liberam todo o catálogo de mais de 56 milhões de faixas, podcasts, e entre outros conteúdos, sem propaganda com a possibilidade de baixar arquivos para ouvir offline. Os participantes têm até o dia 30 de abril para iniciar o período de teste.

O Spotify está fazendo uma doação para essas organizações e direcionará o valor total das doações feitas na página Spotify COVID-19 Music Relief, até atingir uma contribuição total do Spotify de US$ 10 milhões.

Para quem estiver interessado em saber mais sobre como realizar sua contribuição, visite o site do projeto.

Mais de 120 playlists foram criadas no Spotify com as temáticas quarentena, coronavírus e Covid-19 e reúnem milhares de seguidores na plataforma. Em geral, os compilados não têm convergências entre si: apresentam cantores, bandas e gêneros diferentes.

Assinantes do mundo inteiro criaram listas partindo da temática da pandemia. No entanto, chama atenção a quantidade de listas disponíveis e o número de seguidores acumulados em quatro meses – desde que o assunto veio à tona -, como é o caso da Coronavirus Awesome Mix 2020, que reúne mais de 20 mil seguidores.

Youtube Live

O YouTube tem um canal com streamings ao vivo de parceiros pré-selecionados. Através da página youtube.com/live, os usuários podem checar os vídeos que estão sendo transmitidos no momento ou se programar para as transmissões que estiverem agendadas. Dentre os canais disponíveis, vamos destacar  o ChilledCow, com um estilo lofi hip hop e beats music. Músicas perfeitas para relaxar, estudar, ou até mesmo trabalhar, em tempos de home office.

Quem nunca ouviu a frase “quem canta seus males espanta”? Pois é! Isso pode surtir efeito, ainda que você seja um(a) cantor(a) de “chuveiro”.

Mesmo que não tenha um aparelho de Karaokê ou microfone, o YouTube oferece vários canais para você soltar a voz com suas músicas favoritas, inclusive os hits do momento.

A nossa dica serão dois canais para dar o seu show: “Sua Voz e Violão” e “Sing2Guitar Acoustic Backing Tracks”.

Podcasts em alta

O Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. A dica de um podcast que te mantém a mente tranquila é Estamos Bem?, feita pelos amigos Bárbara dos Anjos Lima e Thiago Theodoro.

Como eles mesmos dizem, o Estamos Bem? é uma jornada coletiva em busca do jeito mais legal e leve de viver a vida, e é assim que você vai se sentir ao escutá-los. No semanal, a dupla fala de autoconhecimento com a intimidade que só dois grandes amigos têm.

Opção é o que não falta nesse mundo infinito da internet. É claro que nada se compara com o contato humano e o “olho no olho”, mas neste momento, precisamos pensar em como contribuir para não contaminar nenhuma outra pessoa suscetível aos riscos que esse vírus causa. Portanto, o momento pede empatia com o conforto de termos recursos infinitos e que atendem a todos os gostos. Precisamos agora de calma, e a música o instrumento certeiro para acalmar a alma.

Adriana Marques/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW