Portugal

Vigília em Lisboa marcou início de semana em defesa do clima

Pelo menos uma centena de pessoas pôs os pés ao caminho em nome de uma luta que é global, numa marcha noturna, sexta-feira, em Lisboa, que marcou o arranque da Semana Global pelo Clima. Dia 27 é dia de greve climática em vários países. A Greve Climática em Portugal arrancou ontem, numa marcha noturna, em Lisboa, que partiu do Príncipe Real até à Assembleia da República.

A declarar guerra ao aquecimento global, os participantes partiram do Príncipe Real até à Assembleia da República e ficaram até às 4 horas deste sábado numa vigília, que se fez de conversas com coletivos que subscrevem a luta. Na próxima semana há dezenas de iniciativas pelo país numa “caminhada” que só termina a 27, dia de greve e manifestações em mais de 25 cidades. Os ativistas exigem ao Governo medidas ambientais.

“Temos um manifesto onde fazemos muitas exigências”, diz Alice Gato, 17 anos, uma das porta-vozes do movimento. Exigências que já tinham em março e em maio quando uma greve estudantil levou milhares de jovens para as ruas. Foi a resposta ao desafio da adolescente sueca Greta Thunberg de fazer frente aos políticos mundiais e lutar contra as alterações climáticas. Mas desta vez, a luta não é só dos estudantes, é de todos. A Semana Global pelo Clima acontece em 150 países.

Leia mais em JN

 

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER