Portugal

Um brinde com “Madeira Wine”…

Laurentino Esteves
Laurentino Esteves

Estimados Leitores, esta semana resolvi dar-vos a minha opinião, sobre a visita do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à Casa Branca, para um encontro de Estado com o Presidente dos E.U.A., Donald Trump.

Confesso que sou um admirador do Prof. Marcelo, da forma, do estilo e até no aspeto político, muitas vezes questionado por alguns portugueses e para meu espanto muitos deles da mesma família política! Não sinto ter autoridade para avaliar a Presidência do Chefe de Estado, que goza de níveis de popularidade pouco comuns nos dias que correm.

Mas este presidente também é pouco comum, senão vejamos, na mesma semana, tem um desfalecimento em Braga e desmaia, passado dois dias viaja para os Estados Unidos, para visitar o Presidente Trump, aqui sim, seria uma boa razão para desmaio! Acho que qualquer um de nós não resistiria…

Foi até à Russia assistir ao último jogo da Seleção de todos nós e teve ainda energia para subir ao palco do Rock in Rio, em Lisboa, para cantar “A Minha Casinha” em homenagem a Zé Pedro dos Xutos e Pontapés. Entretanto não diminuiu a sua simpatia, as selfies e naturalmente os beijos e abraços, apanágio da sua governação.

Permitam me que partilhe convosco quando eu me apercebi do verdadeiro “poder” do então Professor/Comentador Televisivo Marcelo. Estava eu de férias no parque de campismo de Monte Gordo no Algarve, quando pelas oito da noite ouvi um “zum zum”. A maioria dos campistas de todas as idades, corriam literalmente para as auto caravanas e tendas para ver e ouvir o comentário do Marcelo. Compreendi aí o impacto da sua opinião, análise política e cometários à atualidade! Hoje todas as televisōes estão cheias de comentadores que, me desculpem, não conseguiram ainda chegar perto da popularidade do Professor.

Claro que a naturalidade, a inteligência, a descontração e poder de comunicação, acrescido de uma enorme honestidade e rigor nas opiniōes, foram fundamentais para cimentar esse sucesso que lhe serviu naturalmente de trampolim para o mais prestigiado cargo da Nação!

Ora sobre a visita oficial aos Estados Unidos, li e ouvi várias opiniōes. Uns que não gostaram da forma como o nosso presidente dialogou com o seu homólogo, outros ainda, questionaram qual o motivo desta visita e entendem que a mesma não passou de mais um passeio! Sou obrigado a discordar com estas opiniōes, posto de parte a personagem que o nosso presidente visitou, aqui o importante são as relaçōes seculares entre os dois países, as relaçōes económicas, militares e políticas, não esquecendo a comunidade portuguesa de cerca de 1.5 milhōes de pessoas, a posição estratégica de Portugal como porta de entrada da Europa e a Base das Lages nos Açores, que continua a ser um assunto por resolver e definir. Só por isto já haveriam razōes suficientes para os dois Chefes de Estado dialogarem!

Claro que deste encontro os media transmitiram, escreveram e divulgaram as conversas mais informais, mas até aí, creio que o Presidente Marcelo foi astuto, simpático e cordial. Na minha modesta opinião, em diplomacia a conversa de circunstância serve para que informalmente se digam algumas verdades e, como neste caso, trazer ao de cima factos históricos. Muitos ficaram a saber, incluindo o Presidente Trump, que Portugal foi o primeiro país a reconhecer a independência dos E.U.A. em 1776 e que os fundadores de então brindaram com vinho da Madeira.
Veio ainda à balda o futebol – não vou transcrever, creio ser do vosso conhecimento. Lamento que o nosso Presidente não tenha lembrado o Senhor Trump, que Portugal foi também o primeiro país a abolir a pena de morte.

Espero que Sua Ex.ª O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mantenha esta forma frenética que já nos habituou e que nunca lhe falte a saúde para continuar a presidir os destinos de Portugal… Daqui eu o saúdo e proponho um brinde com Madeira Wine!!!

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER