Portugal

Saiba como lidar com violência doméstica e luto em situação de isolamento

A Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibilizou dois documentos onde explica como lidar com violência doméstica e com luto num período de isolamento social.

Questões como “o que é a violência doméstica? Como lidar com ela numa situação de isolamento? Como garantir os seus direitos? É normal pensar tanto na morte? É expectável adiar o luto? Como superar o sofrimento?” encontram resposta em dois documentos divulgados online pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

O documento “Isolamento com Direitos – Conter o Vírus e a Violência Doméstica define o último conceito como “uma doença silenciosa, que pode tocar a todos sem exceções” à semelhança da Covid-19, e sublinha que “para as vítimas de violência doméstica a casa não é um lugar de segurança e conforto, e por isso, a situação de isolamento pode ser mais difícil de suportar”.

“Estar atento a sinais, identificar áreas seguras da casa, alertar os vizinhos ou pessoas de confiança, ter sempre o telemóvel e procurar apoio de profissionais especializados” são algumas das 13 propostas recomendadas pelos profissionais no documento onde também relembra que “a violência doméstica é um crime público e que os direitos humanos devem estar sempre salvaguardados”.

“Apoie os seus familiares, amigos e restante comunidade, contribuindo para um ambiente positivo de confiança, cuidado e entreajuda” conclui.

Saiba mais no JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW