Portugal

Presidente da República comemora dia de Portugal nos Açores

As comemorações do Dia de Portugal, com a participação do Presidente da República e do primeiro-ministro, vão realizar-se esta semana entre Ponta Delgada, Boston e Providence, nos EUA, de 9 a 12 de Junho.

A informação foi oficialmente divulgada pela Presidência da República, numa nota onde é referido que o programa nos Estados Unidos começa com a “cerimónia do içar da bandeira nacional na Praça Municipal (‘City Hall’) de Boston”, Massachusetts, no dia 10 à tarde, seguindo-se um “espectáculo de luzes e fogo no rio da baixa de Providence”, Rhode Island. No dia 11 de manhã, “terá lugar no Parlamento Estadual (‘State House’) de Boston uma sessão solene dedicada a Portugal”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou no ano passado que as comemorações do Dia de Portugal em 2018 iriam decorrer na Região Autónoma dos Açores e prosseguir nos Estados Unidos da América, onde vivem cerca de 1,4 milhões de portugueses e lusodescendentes, estimando-se que 70% sejam de origem açoriana, segundo a Direcção Regional das Comunidades.

De acordo com o programa agora divulgado, “as comemorações, cuja comissão organizadora é este ano presidida pelo professor doutor Onésimo Teotónio Almeida, têm início no dia 9 de Junho, nas Portas da Cidade de Ponta Delgada”, na ilha de São Miguel, com a “cerimónia do içar da bandeira nacional”.

Depois, haverá “uma visita às actividades militares complementares, após a qual, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, entrega

a chave de honra do município ao chefe de Estado”.

Ainda no dia 9, “ao final da tarde, no Palácio de Sant’Ana, decorre a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático ao Presidente da República, a que se segue uma recepção oferecida pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro”, antes de “um concerto na Igreja de São José e um espectáculo de fogo-de-artifício na Avenida Infante D. Henrique”.

No dia 10, em Ponta Delgada, o pro- grama “começa no Campo de São Francisco, com a Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, na qual participam mais de mil militares dos três ramos das Forças Armadas”, após a qual “o Presidente da República, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa, parte para os Estados Unidos da América”.

Em território norte-americano, “ao fim da tarde, decorre a cerimónia do içar da bandeira nacional na Praça Municipal de Boston”, onde “terão lugar várias iniciativas promovidas por associações da comunidade portuguesa e luso-descendente do Estado de Massachusetts, designadamente o ‘Boston Portuguese Festival’”.

“Ainda no mesmo dia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa assistirá ao espectáculo de luzes e fogo no rio da baixa de Providence, organizado pela comunidade portuguesa. Trata-se de um marco das celebrações de Portugal no Estado de Rhode Island”, lê-se no comunicado da Presidência da República.

No dia 11, o programa começa com a sessão solene na ‘State House’ de Massa- chusetts e inclui ainda uma recepção no navio-escola Sagres, que estará atracado no porto de Boston.

Antes do seu regresso a Lisboa, “o chefe de Estado visitará o Museu da Baleia de New Bedford”, também no Estado de Massachusetts, onde já não deverá estar acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa, que viaja nesse dia para a Califórnia, numa deslocação de carácter sobretudo económico a várias cidades dos Estados Unidos, até 16 de Junho.

Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa regressará aos Estados Unidos na última semana de Junho para se encontrar com o presidente norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW