Portugal

Portugueses e brasileiros fecham parceria para produzir avião chamado ATL

Durante os próximos três anos, o CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto vai trabalhar em parceria com a empresa brasileira DESAER – Desenvolvimento Aeronáutico no projeto de uma aeronave luso-brasileira chama-se ATL–100.

Engenheiros de Matosinhos, responsáveis por projetar produtos e sistemas de última geração por ar, terra e mar, firmou uma “joint-venture” com a brasileira Desaer para o desenvolvimento, industrialização e comercialização de uma aeronave de transporte leve para de uso civil e militar.

A configuração será para o transporte de passageiros (até 19 pessoas) e para carga (2,5 toneladas), tem como objetivo “endereçar as necessidades de transporte regional em áreas já adensadas e nas regiões mais remotas, necessitando de pouco apoio de infraestrutura no solo e possibilidade de aterrar em pistas curtas e não pavimentadas”, explica o CEiiA, em comunicado. “Em todas as fases, o projeto vai ser executado por profissionais portugueses e brasileiros em infraestruturas localizadas em Portugal e no Brasil”, informa o CEIIA.

O CEiiA e a Desaer consideram que esta parceria, que agrega competências complementares do setor aeroespacial de Portugal e do Brasil, “além de ser um importante projeto de inovação tecnológica e de criação de renda e emprego em ambos os países, surge com especial relevância agora como um contra-ataque aos efeitos danosos sobre a economia mundial causados pela crise da covid-19”.

CEIIA/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close