Portugal

Portugal está melhor do que Espanha e Itália na mesma fase da pandemia

Partindo de um ponto similar, os dados nacionais mostram menos doentes e mortos devido à pandemia de Covid-19 comparando com dados de Espanha e Itália.
Quando os dois países mais atingidos na Europa – Espanha e Itália – estavam na mesma fase de disseminação da Covid-19 em que Portugal se encontra agora, tinham sofrido mais mortes e Espanha estava a tratar mais pessoas infetadas. Na comparação direta, até agora Portugal sai bem na figura, mas nada impede que os números comecem, no futuro, a disparar.

A 1 de abril, 18 dias depois de passar a fasquia de dois infetados por cem mil habitantes, Portugal somava 8251 pessoas com diagnóstico positivo, ou 80 por 100 mil habitantes. Quando estava no mesmo estádio de evolução da doença em que Portugal está hoje, Espanha tinha quase 66 mil infetados, ou 140 doentes por cem mil habitantes.
Na mesma fase de aceleração da doença, Itália tinha menos infetados: 59 por 100 mil habitantes. Mas o valor menor pode ter uma explicação simples: na altura, a Covid-19 estava concentrada no Norte do país. Ora, as contas do JN assentam não na população da Região Norte, mas sim no total de habitantes do país. Assim, como o universo é maior, o número de infetados dilui-se.

Seguindo a mesma lógica para o número de mortes, na quarta-feira (1), Portugal chegou às 187 vítimas mortais por Covid-19, ou 1,82 por 100 mil habitantes. Numa fase comparável de evolução da doença, a Itália lamentava a perda de 2,38 vidas e Espanha atingia a 3,80 mortes.

O passado e o futuro

Se Portugal tem hoje menos doentes e mortos do que Espanha e Itália numa fase comparável, tal não significa que as fatalidades nunca venham a acelerar.
Se a realidade de outros países pode servir de exemplo, note-se que na quarta-feira (1) Espanha tinha 19 mortes por 100 mil habitantes e a Itália tinha quase 22.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER