Portugal

Mudanças no Governo: há dois novos secretários de Estado

Mudanças no Governo: há dois novos secretários de Estado
epa08877006 Portugal’s Prime Minister Antonio Costa leaves a face-to-face EU summit, in Brussels, Belgium, 11 December 2020. EU leaders mainly focus on a response to the COVID-19 pandemic, a multi annual framework (MFF) agreement, and a new EU emissions reduction target for 2030. EPA/FRANCISCO SECO / POOL

O ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro Francisco André substitui Teresa Ribeiro como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e Rui Martinho vai para as funções de Nuno Russo como secretário de Estado da Agricultura.

De acordo com uma nota publicada esta segunda-feira na página da Presidência da República, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, “aceitou as propostas do primeiro-ministro [António Costa] de exoneração”.

“As posses terão lugar, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, na terça-feira, pelas 18h00”, acrescenta-se na mesma nota.

Teresa Ribeiro foi nomeada, no passado dia 4, representante para a Liberdade dos Media da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), numa reunião que decorreu na Albânia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros considerou, na altura, que a designação era “o reconhecimento dos méritos de uma carreira profissional dedicada ao serviço público nas áreas dos media e da diplomacia, e também das suas capacidades pessoais para o desempenho de exigentes funções numa posição internacional da maior relevância para a defesa e promoção das liberdades de expressão e dos media”.

António Costa considerou que a nomeação de Teresa Ribeiro se tratou de “uma notícia gratificante, pelo seu reconhecido mérito e por ser a primeira vez que um nacional português ocupa um dos cargos de topo da OSCE”. Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “prestigia Portugal e a política externa portuguesa nas áreas do multilateralismo e da defesa e promoção das liberdades de expressão e dos media”.

JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER