Portugal

Governo dá meio milhão para esterilizar cães e gatos

O Governo lança, a partir de quarta-feira, uma campanha de apoio à esterilização de animais de companhia errantes e disponibiliza meio milhão de euros para que os municípios e as entidades gestoras de centros de recolha oficiais intermunicipais cumpram essa obrigação legal.

Desde agosto de 2016 que a lei determina a esterilização de todos os animais recolhidos, mas, face aos dados do relatório anual sobre animais nos centros de recolha oficial (CRO) relativo a 2017, publicado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o PAN alerta que a norma não está a ser cumprida.

Dos cerca de 40 mil animais errantes recolhidos, apenas 8873 cães e gatos foram esterilizados. Quase 12 mil foram eutanasiados e 16 mil adotados, adverte o PAN, que se bateu pela inclusão deste apoio no Orçamento de Estado de 2018.

A linha de 500 mil euros estará disponível até 30 de novembro, admitindo-se que possa esgotar antes dessa data. Cada câmara terá direito a uma comparticipação máxima de 15 mil euros enquanto que os CRO vão receber o dobro.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close