Portugal

Economia portuguesa com maior crescimento em 17 anos

Contributo da procura interna para a variação do PIB foi de 2,9 pontos percentuais, procura externa líquida deu um contributo negativo de 0,2 pontos.

A economia cresceu 2,7% em termos reais no ano passado, o maior ritmo desde o ano 2000 (17 anos), confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira.

O INE diz que as importações e as exportações cresceram quase 8% no ano passado. A forte aceleração das compras ao estrangeiro estará relacionada com a compra muito mais intensa de bens de investimento como máquinas e veículos e com o consumo final de bens duradouros, como ainda foi o caso dos automóveis em 2017.

Em compensação, houve bastante mais investimento (que se reflete parcialmente em importações) e o turismo continuou a sua “notável” expansão, como já adjetivou o Banco de Portugal, puxando bem pelas exportações. O PIB nominal anual, a riqueza produzida pelos residentes no território, ascendeu assim a 193 mil milhões de euros em 2017, acima dos 185,2 mil milhões do ano precedente.

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close