Portugal

BE avança com comissão de inquérito ao Novo Banco e vai de seguida ir ao parlamento para falar

BE avança com comissão de inquérito ao Novo Banco - Milenio Stadium - Portugal.jpgBE avança com comissão de inquérito ao Novo Banco

A deputada do BE Mariana Mortágua anunciou que o partido vai propor a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco para apurar todas as responsabilidades.

“O Novo Banco custou 8 mil milhões de euros ao Estado e aos contribuintes portugueses. Não é uma brincadeira, não era inevitável e é preciso apurar responsabilidades. É por isso que o grupo parlamentar do BE decidiu avançar para uma comissão de inquérito”, revelou Mariana Mortágua numa conferência de imprensa no parlamento, em Lisboa.

“Não aceitamos que este buraco no Novo Banco seja inevitável e tenha que ser pago com o dinheiro de todas e de todos os contribuintes portugueses. Procuraremos transparência, procuraremos encontrar as decisões que poderiam ter sido evitadas e também os seus responsáveis”, explicou.

Questionada sobre com que partidos conta para viabilizar esta comissão de inquérito – o PAN já tinha adiantado na terça-feira que apoiaria este mecanismo -, Mariana Mortágua defendeu que “neste momento existe uma larga maioria, até no país, que quer saber o que passou no Novo Banco“.

“E sobretudo quer perceber o que é que poderia ter sido evitado e como é que se podem evitar novas transferências porque ainda estão em cima da mesa novas transferências”, acrescentou.

LEIA MAIS EM JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW