Portugal

Aeroporto do Porto recupera mais depressa que o de Lisboa

A quebra no tráfego aéreo ainda é maior no aeroporto da capital, mesmo sem a retoma da TAP no Norte. A companhia vai reforçar a partir de agosto.

Apesar da falta de investimento durante a retoma da atividade da TAP no Aeroporto do Porto, este é o destino nacional que apresenta melhor recuperação, de acordo com os números da organização europeia para a segurança do tráfego aéreo (Eurocontrol). A recuperação do Porto tem sido à custa do crescimento de outras companhias, mas o JN sabe que, no próximo mês, a TAP vai reforçar a operação no Norte, com mais seis rotas e aumento do número de voos nas que já opera.

A Eurocontrol contabilizou, esta segunda-feira, uma quebra nos movimentos aéreos face ao período homólogo do ano passado de 67,7% no Porto, 67,8% em Faro e 72,8% em Lisboa. Com um recuo de 68,2% dos voos, o país está abaixo da média dos céus europeus, onde a quebra desceu para 64%. Graças aos voos de e para França, a retoma portuguesa pode acelerar, dado que, entre o dia 22 de junho e segunda-feira, o movimento cresceu 285% entre os dois países, para 77 voos. O tráfego doméstico está também no top 40 dos que mais cresceram no mesmo período na Europa (45%, para 110 voos diários).

Aeroporto do Porto recupera mais depressa que o de Lisboa - MILENIO STADIUM - PORTO
TAP adiciona quatro destinos europeus, Açores e Nova Iorque em agosto no Porto

Outro tipo de rotas

Consultoras da aviação, como a OAG, têm previsto que é no tráfego doméstico e no ponto a ponto (curto curso) que as companhias vão recuperar mais depressa – ao contrário da estratégia que parecia ser seguida pela TAP, que procurou recuperar primeiro o lucrativo segmento de longo curso a partir do hub de Lisboa. Mas o ministro da Economia disse, ontem, que o Turismo de Portugal está a avaliar com a TAP a possibilidade de fazerem “outro tipo de rotas”, uma vez que o mercado se alterou com a pandemia.

O JN sabe que, além do que estava anunciado, a companhia aérea vai reforçar a aposta no Porto já em agosto, com a retoma de seis rotas (Ponta Delgada, Rio de Janeiro, Milão, Amesterdão, Zurique; e Newark regressa tal como anunciado) e o reforço de frequências nas rotas já em funcionamento (Paris, Luxemburgo, Londres, Funchal e Lisboa).

Algarve perde vantagem

Também desprezado pela TAP no plano de retoma de voos para o verão, o aeroporto de Faro é o segundo que melhor recupera do impacto da covid-19 no tráfego aéreo nacional. Ainda assim, graças à decisão do Reino Unido relativamente às viagens para Portugal, o aeroporto de Faro não surge no top 40 da Eurocontrol, onde os destinos de férias “explodiram” nas últimas duas semanas: entre o Reino Unido e Espanha, o movimento cresceu 200% e até para a Polónia o aumento foi de 1350%.

Testes positivos não implicam perda de bilhete

A Madeira e os Açores exigem aos viajantes que possuam testes negativos para a covid-19 realizados até 72 horas antes da viagem, mas os passageiros que forem surpreendidos por resultados positivos não perdem o dinheiro da passagem na TAP, SATA, Transavia e Easyjet. Só na Ryanair, a quinta companhia a fazer voos entre o continente e as ilhas, as regras ditam que a remarcação do voo terá de ser feita com um mínimo de sete dias de antecedência, impossibilitando remarcação mediante resultado dos testes. Na Transavia, na SATA, na TAP e na Easyjet, os passageiros podem adiar os voos (até duas horas antes da partida na Transavia) sem quaisquer encargos de alteração, excetuando alguma diferença de tarifa face à nova data. A TAP e a Easyjet avançam que, não querendo remarcar viagem ou ficar com um voucher, mediante atestado médico, o passageiro pode pedir reembolso da viagem, incluindo taxas e impostos.

445 voos em Portugal, na segunda-feira, correspondem a menos 68,8% dos 1399 registados pelo Eurocontrol na mesma altura do ano passado.

12.976 mil voos nos céus europeus, anteontem, ainda são apenas cerca de um terço dos 36 mil registados na mesma altura do ano passado.

330 voos partiram ou chegaram anteontem a Palma de Maiorca – o sexto aeroporto mais movimentado do dia na Europa.

LEIA MAIS EM JN

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close