Portugal

Exposição assinala 65 anos da emigração açoriana para o Canadá

Vários painéis explicativos da efeméride e objetos de alguns pioneiros da emigração açoriana para o Canadá fazem parte da exposição que está patente até ao dia 10 de maio, na Ermida Nossa Senhora das Dores, em Ponta Delgada, nos Açores.

A presença portuguesa no Canadá remonta ao século XVI mas é a partir do ano de 1953 que toma um alcance significativo com a ida de milhares de açorianos para terras canadianas.

Este ano assinalam-se os 65 anos da chegada ao Canadá do primeiro grupo de imigrantes açorianos, que desembarcaram do navio “Saturnia”, a 13 de maio de 1953, em Halifax.

A mostra foi inaugurada a 4 de maio e contou com a presença da Cônsul Honorária do Canadá em Ponta Delgada, Melinda Stokreef, do Secretário Regional, Rui Bettencourt e do Presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Rui Faria.

Calcula-se que residam no Canadá perto de meio milhão de portugueses e lusodescendentes, estando a maioria localizada na província de Ontário, sendo que cerca de 70% destes serão açorianos ou de descendência açoriana.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER