Opinião

Será que a internet é mais amiga dos nossos filhos?

Nós nem damos por isso, de quem é a culpa? Mas quem tem mais peso, a justiça ou os criminosos?

São duas coisas totalmente diferentes e que a mim me fazem muita confusão, mas que juntas fazem muito sentido e até nos dá que pensar – uma está à vista de todos e até incomoda muita gente e, já correu mundo, faz sentido e resulta de uma amizade que se criou entre a criança e a internet. Quando digo internet refiro-me a qualquer tipo de rede social, e está provado que as crianças preferem smartphones e tablets à própria televisão. Começam pelos vídeos… e nós começamos a perguntar onde é que tudo isto vai parar?

Nós, pais, perdemos o contacto com os filhos muito cedo, sem dar conta. Muitos não se dão ao cuidado de saber o que é que os filhos visualizam, nem tampouco que tipo de informações estão adquirir. Diz-se que os primeiros contactos com a internet acontecem na maior parte das vezes através de vídeos musicais e educativos, que o objetivo é entreter e depois vem o gosto por desenhos animados. Segundo alguns estudos feitos, para muitas das crianças entre os três e os oito anos essa é a principal atividade online – no estudo “Crescendo entre Ecrãs”, que foi publicado em 2017, 8% das crianças disseram “ler livros de histórias digitais” pela internet, mas 40% admitiram procurar informação na web, (o Rui Pinto está neste grupo), e 12% falavam com familiares e amigos por videochamada. Aqui está a prova que os nossos filhos hoje são mais amigos da internet.

Será que foi assim que Rui Pinto começou? Pela idade deste, ele já começou a ser um grande amigo da internet muito antes de 2017. Hoje é considerado um herói por muitos e um criminoso por alguns –  esses alguns se calhar os verdadeiros criminosos – mas por que razão está o Rui preso? Muitos de vocês devem fazer esta pergunta, eu já questionei e fico sempre sem resposta.

Então vejamos estes casos que foram divulgados pelo Rui Pinto e que são pura verdade e a justiça lucrou com isso – caso da fuga ao fisco de Cristiano Ronaldo e Messi, os dois foram condenados a pagar, por isso foi verdade; os casos do Benfica, Porto e Sporting e até um famoso empresário de futebol, tudo verdade. E assim começou a investigação. Anda tudo muito calado para não colocar atrás das grades os que tiveram perdão de milhões a alguns bancos. Nem vale a pena dizer quem… O último caso que correu o mundo foi o Luanda Leaks que já pôs a filha do ex-presidente de Angola a negociar com o país a devolução de dinheiros, mas diz-se por aí que a maior bomba está para rebentar.

Afinal o que mantém o Rui Pinto preso? A justiça ou os criminosos? No meu entender o Rui Pinto deve ser julgado e acredito, mesmo que não pareça, que muita coisa afeta a liberdade de muito boa gente. Mas porque é que não aceitam que ele colabore com a Justiça? É aqui que nós devemos perguntar – o que mantém Rui Pinto preso? É a Justiça ou são os criminosos? Todos nós sabemos o quão é difícil, em qualquer caso, terem de se posicionar tendo em conta valores conflituantes que são considerados fundamentais, a maior parte das vezes as coisas são feitas escolhendo o mais popular, eu acho, e perante os tempos que vivemos, a tendência devia de ser para fazer o oposto. Devíamo-nos empenhar na defesa dos que têm falta de apoio e que estão em maior perigo. Eu desde sempre dei muita importância ao combate à corrupção e todos sabemos que os poderosos têm a capacidade de se esconder atrás de todos os legalismos, porque para esses é tudo muito fácil, têm recursos que faltam aos com menos poder económico para aproveitar todos os buracos da lei e assim ficarem acima de tudo e todos. Isto está a passar-se neste momento em Portugal com o caso Rui Pinto – o pobre caiu nas mãos dos poderosos e a classe política e a Justiça ficou do lado dos criminosos. Será que isto é justo?

Meus caros, como em tudo, quando a verdade dói os criminosos ficam preocupados e até recorrem a ameaças para intimidar. Força Rui, continua a divulgar o que sabes. Seja de quem for. Eu faria a mesma coisa. No meu entender Rui Pinto merecia estar a trabalhar para a judiciária.

As verdades, como o azeite, vêm sempre ao de cima. 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER