Opinião

Quem é Elizabeth May?

Elizabeth May é membro do parlamento canadiano e representa Saanich – Gulf Islands, British Columbia. De origem americana, ela é a atual líder, desde 26 de agosto de 2006, do Partido Verde do Canadá, um partido político federal que foi fundado em 1983. Ambientalista, autora de vários livros, ativista e advogada, exerceu o cargo de Diretora Executiva do Sierra Club do Canadá, de 1989 a 2006.

Nasceu em Hartford, Connecticut, EUA a 9 de junho de 1954 e tornou-se a primeira membro do Partido Verde do Canadá a ser eleita deputada, a 2 de maio de 2011. Na eleição federal de 19 de outubro de 2015, Elizabeth May foi reeleita, na região de Saanich – Gulf Islands, sendo o único elemento do Partido Verde a ganhar um assento no parlamento.

O Partido Verde obteve pela primeira vez mais de 1% do voto popular nas eleições de 2004, quando somou 4,3% dos votos e assim se qualificou para verbas federais. Nas pesquisas de opinião pública, o apoio variou entre 3,1% e 14%, desde a eleição federal de 2006. Em 2008, o Partido Verde do Canadá foi convidado para os debates pela primeira vez e alcançou uma alta marca de 6,8% do voto popular. Com pouco menos de um milhão de votos, foi o único partido financiado pelo governo federal a receber mais votos do que em 2006, mas nessa altura ainda não tinham conseguido ganhar nenhum lugar em Ottawa.

Nas eleições federais de 2011, o Partido Verde do Canadá decidiu concentrar-se no aumento de número de deputados federais e “investiu” os seus maiores esforços onde houvesse uma chance de vencer. Foi nessa altura que conseguiu enviar o seu primeiro MP para Ottawa, a própria Elisabeth May, apesar da sua parcela do voto popular ter caído para menos de 4%, pela primeira vez em 11 anos.

Apesar de Elizabeth May ser pessoalmente contra o aborto, ela acredita que as mulheres têm o direito de abortos legais e seguros. Assim apoia a posição oficial do seu partido sobre o este assunto, que defende o acesso irrestrito ao aborto. May tem uma longa história como uma defensora comprometida com a justiça social, com o meio ambiente, com os direitos humanos e é uma reconhecida defensora de soluções económicas pragmáticas. Tem sido ativa no movimento ambiental desde 1970 e seu trabalho voluntário também incluiu campanhas de sucesso para impedir a aprovação da exploração mineira de urânio na Nova Escócia, e um extenso trabalho sobre questões de política energética, principalmente, em oposição à energia nuclear.

É interessante notar que, em tempos, ela se tornou membro do NDP e admite juntar-se ao Partido Liberal, brevemente, para apoiar um amigo numa reunião de nomeação.

Muito tem sido escrito sobre o seu ativismo em muitos assuntos, nomeadamente quando, a 23 de março de 2018, Elisabeth May foi presa por desobediência civil, durante uma manifestação contra o oleoduto Kinder Morgan. A 28 de maio de 2018, ela declarou-se culpada de desrespeito às autoridades e foi condenada a pagar uma multa de $ 1.500.

Espera-se que ela seja uma das candidatas nas eleições federais do próximo mês de outubro.

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close