Opinião

Quem é Andrew Scheer?

Dado que estamos a dez meses de uma eleição nacional, devemos ter um melhor conhecimento de nossos líderes partidários federais para que possamos tomar uma decisão informada em outubro.

Andrew Scheer. (Chris Roussakis)

Andrew Scheer será familiar para qualquer um que tenha acompanhado de perto a política canadiana na última década. Ele nasceu a 20 de maio de 1979, em Ottawa, e foi eleito para o cargo de deputado federal, como membro do parlamento por Regina — Qu’Appelle em 2004. Tornou-se presidente da Câmara dos Comuns a 2 de junho de 2011. O francês de Scheer é aceitável, mas ele não é bilingue fluente. 

Scheer até hoje continua a ser o mais novo presidente da Câmara dos Comuns na história do Canadá, e foi o primeiro a tornar-se líder de um partido. O Partido Conservador do Canadá selecionou o seu novo líder a 27 de maio de 2017, superando Maxime Bernier que, desde então, deixou o Partido Conservador e criou uma nova entidade política conhecida como o Partido do Povo do Canadá.

Então, quais são as opiniões políticas de Scheer sobre questões importantes? 

Durante a campanha para a liderança do seu partido, prometeu que os orçamentos federais iam ser equilibrados e dois anos depois da formação do seu governo anunciou a sua intenção de descartar o plano liberal da taxa de carbono e oferecer um crédito fiscal para famílias que enviam os seus filhos para escolas independentes ou para aqueles que optam por ter os seus filhos escolarizados em casa.

Scheer, ele próprio um pai de cinco filhos, também prometeu que universidades ou faculdades “que não promovem uma cultura de liberdade de expressão” não receberão financiamento federal do seu governo. 

Sobre a imigração, Scheer disse que o Canadá deveria priorizar os refugiados mais vulneráveis, ou seja, as minorias religiosas, como os cristãos do Médio Oriente, que enfrentam a morte por se converterem do Islão.

Todas essas propostas e outras precisarão ser testadas antes da próxima eleição e depois os eleitores também terão a palavra. O partido liberal já está a tentar enquadrar Scheer como sendo da extrema direita e socialmente conservador para ganhar amplo apoio entre os canadianos. Pouco depois da sua vitória, o partido liberal publicou um comunicado afirmando o seguinte: “opôs-se ao casamento igualitário e ao direito de escolha da mulher, e não tem planos para fazer crescer a economia ou apoiar a classe média do Canadá”. 

Andrew Scheer é considerado socialmente conservador, mas já disse no passado que não vai revogar a lei da morte assistida do governo atual, mas quer adicionar mais proteções para os doentes mentais, jovens, e médicos ou enfermeiros que têm objeções de consciência à morte assistida.

Ele também confirmou que não reverterá a nova legislação liberal sobre a canábis e que não tem planos de tentar reabrir os debates sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou o aborto no Canadá. 

Espero que esta informação vos ofereça uma visão da pessoa que fará campanha para se tornar o próximo primeiro-ministro do Canadá. Até à eleição, sugiro um exame minucioso de tudo o que é prometido por todos aqueles que buscam o seu voto.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER