Opinião

Os canadianos estão alarmados com as nossas políticas de imigração?

Até ao momento, na campanha eleitoral federal, a questão da imigração ainda não foi debatida. Por que razão um assunto tão importante como este tem recebido tão pouca atenção?

Um cartaz com o retrato do líder do Partido Popular do Canadá (PPC), Maxime Bernier, e a mensagem “Diga NÃO à Imigração em Massa” em Toronto, a 26 de agosto de 2019, fez-me pensar… O que está a acontecer quando um partido político “nacional” é tão descarado?

No caso do cartaz, Maxime Bernier disse, publicamente, que concordava com o sentimento, mas os cartazes foram rapidamente retirados por quem os ergueu, dizendo que estavam a responder a reclamações públicas de que a mensagem que eles continham era racista. Que tipo de mensagem é transmitida às comunidades de imigrantes?

O que torna esta ação mais desconcertante é que o Canadá tem sido um líder global na integração bem-sucedida de imigrantes, de quem precisamos para lidar com o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade.

A política atual do governo é aumentar a admissão anual de imigrantes no Canadá até atingir 1% da população do país a cada ano. A população atual do Canadá é de 37,7 milhões, o que significou metas de 300.000 imigrantes em 2017, 310.000 em 2018, 330.000 este ano e 340.000 para 2020.

As principais empresas de pesquisa de opinião, incluindo Angus Reid, divulgaram, recentemente, pesquisas que descobriram que aproximadamente metade da população considerava a meta de 2018 de 310.000 como sendo alta demais. Apenas 31% a apoiaram e apenas 6% disseram que era muito baixa, com 14% de inseguros. Uma pesquisa da Leger divulgada em junho de 2019 descobriu que 63% dos canadianos querem que o governo limite a imigração devido a preocupações de que possamos ter problemas para integrar imigrantes na nossa sociedade, em comparação com apenas 37% que disseram que devemos continuar a aumentar a imigração para atender às necessidades de imigrantes para a economia canadiana.

Uma pesquisa da Public Square Research / Maru-Blue / CBC divulgada em julho de 2019 que questionou os canadianos sobre as suas opiniões sobre política de imigração e refugiados (refugiados são uma categoria separada) revelou que 76% acreditam que o Canadá deveria estar a fazer mais para incentivar trabalhadores qualificados a imigrar, enquanto 57% disseram que o Canadá não deveria aceitar mais refugiados. Essa pesquisa também descobriu que 64% acreditam que a imigração ilegal está a tornar-se um problema sério, 56% acreditam que aceitar muitos imigrantes mudará o Canadá e 24% acreditam que muitos imigrantes são minorias visíveis.

Algumas pesquisas sugerem que os eleitores conservadores e aqueles com menos educação seguem a linha mais dura em questões de imigração e refugiados, mas há uma ressalva que deve ser feita aqui – é que as respostas às pesquisas dependem das perguntas feitas. No entanto, o que essas pesquisas mostram coletivamente é que os canadianos têm sérias preocupações com as políticas de imigração e refugiados.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close