Opinião

Lares privados lucram enquanto residentes morrem

Enquanto vivemos as nossas vidas, questionamos o que é verdadeiro ou falso antes de aceitá-lo como um facto. Ao pesquisar para este artigo, encontrei informações que atestam que os acionistas dos principais lares privados de Ontário poderiam levar para casa $59 milhões apesar das mortes por COVID-19.

 

lares privados lucram-opiniao-mileniostadium
Três das maiores empresas privadas de casas de repouso de Ontário devem pagar até $59 milhões aos acionistas neste trimestre, apesar das centenas de mortes de COVID-19 nas suas instalações. (foto:DR)

 

Três das maiores empresas privadas de casas de repouso de Ontário devem pagar até $59 milhões aos acionistas neste trimestre, apesar das centenas de mortes de COVID-19 nas suas instalações. Chartwell, Sienna e Extendicare são três das maiores empresas de cuidados de longo prazo com fins lucrativos da província e também estão entre as mais afetadas pela pandemia de coronavírus.

Segundo o Toronto Star, as três empresas pagaram mais de $1,5 mil milhões em dividendos (quantia que um acionista recebe sobre os lucros realizados) na última década.

Mas uma nova análise dos perfis corporativos das três empresas mostra que as três grandes empresas de enfermagem devem pagar até $59 milhões por trimestre. A Sienna Senior Living tem um valor de mercado de $634 milhões e um preço das ações de $ 9,01. Isso deixa a empresa com cerca de 70,3 milhões de ações, enquanto a empresa estabeleceu um dividendo anual de $ 0,94 por ação. A este ritmo, a empresa pagaria cerca de $65,8 a $66,1 milhões por ano em dividendos – ou entre $15,7 e $ 16 milhões por trimestre.

Sienna é a proprietária da Altamont Care Community, onde 53 residentes morreram de COVID-19 antes da administração da casa receber o auxílio dos militares canadianos. Segundo o Global News, estima-se que 300 residentes tenham morrido nas instalações de Sienna desde o início da pandemia. Enquanto isso, a Extendicare possui um valor de mercado de $498,57 milhões, um dividendo definido de $0,48 por ação e cerca de 85 milhões de ações, segundo a SEIU. Isso deixa um pagamento anual de cerca de $40-41. 04 milhões – ou um pagamento trimestral de $10,26 a 10,35 milhões aos acionistas da empresa.

A 14 de maio, a empresa anunciou os resultados do primeiro trimestre do período encerrado em 31 de março, com um dividendo declarado de $10,7 milhões. De acordo com o Huffington Post, a empresa enalteceu os fundos especiais COVID-19 de vários governos como parte do motivo de seu aumento nas receitas de 2020, apesar de pelo menos 80 pessoas terem morrido nas instalações da empresa desde o início da pandemia

Na última década, informou a Star, a Extendicare pagou $440,5 milhões em dividendos. Enquanto isso, as residências da Chartwell têm um valor de mercado de $1,97 mil milhões, cerca de 213,8 milhões de ações e um dividendo a prazo de $0,61. Isso soma um dividendo anual de cerca de $129,9-130 milhões – ou dividendos trimestrais de cerca de $32,5 milhões.

No mês passado, Chartwell foi proclamado réu num processo de ação coletiva liderado pela família de uma mulher que morreu numa de suas instalações, alegando que a negligência da empresa levou a “mortes evitáveis e sofrimento desnecessário”. Como Extendicare, Chartwell observou uma queda na receita devido a maiores despesas operacionais e menor atividade de “mudança” seria parcialmente compensada pelo apoio do Governo num comunicado de imprensa de junho de 2020.

Pagar aos acionistas corporativos milhões e milhões de dólares no meio de uma pandemia, enquanto residentes e trabalhadores estavam a morrer, é simplesmente insensível. Eles poderiam ter usado esse dinheiro para contratar mais funcionários, comprar equipamentos de proteção individual, melhorar a infraestrutura ou dar um aumento permanente aos trabalhadores mal remunerados. O sistema no Canadá precisa de uma revisão completa, com a necessidade de padrões e licenças nacionais para garantir que os idosos canadianos recebam os cuidados que merecem.

Seriamente, a maioria dos canadianos ficariam chocados ao ver os lucros e dividendos pagos aos milhões trimestralmente quando as próprias casas e os idosos que moram lá precisam desse investimento.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW