Opinião

Em véspera de eleições tudo se faz para poder chegar a presidente do partido. Eleições no PSD para manter o mesmo ou escolher novo presidente

Já na reta final para tentar convencer os militantes a votarem, os três candidatos à liderança do PSD, maior partido da oposição de direita em Portugal, pouco faltou para andarem aos abraços ao ponto de se lavar roupa suja dentro do próprio partido.

Como muitos eleitores devem ter percebido, eu sempre assumi a minha ideologia, sou militante do PSD e ninguém deve levar a mal. Fiquei assim um pouco asmático sem sofrer de asma quando vi o Luís Montenegro com a sua confiança, julgando que já tudo estava ganho, exigir/pedir e desafiar o atual presidente Rui Rio a convocar eleições. Tem muitas qualidades e gostei de o ver como líder da bancada social democrata onde desempenhou um excelente papel, mas…! Tudo e todos têm o seu tempo e esta não é a altura do Montenegro. Andou-se em guerrilhas internas e perdeu-se tempo para a preparação das eleições que vieram a ser perdidas, porque eleições não se ganham, perdem-se. A responsabilidade foi de todo o partido porque, depois da fraca governação com que a geringonça nos presenteou, era a altura de se unirem e mostrarem ser alternativa para o eleitorado. Foi o que fez Rui Rio durante a campanha, só que já era tarde para convencer os necessários para ganharem, mas foi ali que ele convenceu os militantes a darem-lhe um voto de confiança. Espero que Rio ganhe para o bem do partido e do país. Nem sempre se pode ser do contra sem que haja uma alternativa, coisa que o Rui Rio quando critica tem dentro da manga uma substituição ou então fica calado – chama-se a isso um bom presidente e mostra que será um excelente primeiro-ministro.

Isto é como tudo, os lugares onde se possa apanhar sol, todos correm para o apanhar, especialmente na altura do inverno, como assim acontece com a data das eleições para o PSD. Nem sempre se está de acordo e no PSD como noutro partido acontece o mesmo – andam às turras para ter lugar ao sol, mas nem tudo o que se ouve é certo, por isso é que se deve ter cuidado ao votar. Deve-se escolher um líder que pode vir a ser o futuro primeiro-ministro, daí o cuidado de se escolher uma pessoa experiente e com provas dadas. Assim sendo, o mais bem colocado para poder vir a ser o que Portugal precisa, pessoa que saiba falar para todas as classes e que governe todos os portugueses e não os amigos e familiares, sem dúvida alguma, é o atual presidente do PSD, Rui Rio. Com todo o respeito para com o Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, estes têm as suas qualidades, mas nunca para vir a ser o cabeça do PSD a primeiro-ministro. Um foi duas vezes candidato à concelhia de Espinho, não ganhou nenhuma. O mesmo foi candidato uma vez à distrital de Aveiro e também não ganhou, mas agora quer ganhar as legislativas. Outro foi presidente da distrital de Lisboa – nessa altura o PSD teve dos piores resultados no distrito nas autárquicas. Não quero com isto dizer que são fracos, até podiam surpreender, mas nesta altura há que jogar pelo seguro e ter os pés bem assentes na terra para poder abraçar os desafios que se aproximam.

Segundo dados vindos a público há, neste momento, uma média de 40 mil sociais-democratas em condições de votar no próximo dia 11 de janeiro. Há dois anos havia quase o dobro. Vendo bem as coisas, o futuro do PSD vai ser decidido apenas com 40 mil a correr tudo bem e que todos votem, se acontecer o que aconteceu nas ultimas eleições, com uma abstenção a rondar os 31%, na realidade os votantes serão 16 a 20 mil. Por este andar assim se vê que cada vez mais o cidadão não tem confiança nos políticos e, quando os próprios dentro da sua casa se tratam mal e aproveitam para lavar roupa suja, ainda pior, mas atenção, os opositores ao PSD não se estejam a rir porque isto acontece em todos os partidos.

Com tudo isto e pelas sondagens não vai haver vencedor na primeira volta e na segunda espero que ganhe o Rui Rio, mas ganhe quem ganhar que haja união para o bem do país, que seja para ganhar as próximas eleições legislativas que podem vir a ser antes do final do mandato. Respeito as qualidades de todos, mas eu votaria Rui Rio. Não voto porque não tenho as quotas em dia.

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

VOTE JÁ

Faça a sua nomeação

Close
Close