Opinião

Celebrar a vida de um dos pioneiros da rádio canadiana

Na passada sexta-feira, 28 de fevereiro, a nossa comunidade e os meios de comunicação canadianos perderam uma figura icónica, Vasil William (Bill) Evanov, fundador e presidente da Evanov Communications Inc. que faleceu durante o sono.

Bill, filho de imigrantes da Bulgária, nasceu em 1942. Desde as suas origens humildes ao seu mandato na CHIN Radio, onde trabalhou ao lado do legendário Johnny Lombardi, aprendeu o processo de rádio, do início ao fim. Em 1984, começou o seu percurso como proprietário de uma estacão de rádio. 36 depois, esta empresa é um modelo de uma história de sucesso que opera 19 estações em todo o país. A Evanov Communications é uma das poucas estações de transmissão independentes que tem vindo a prosperar e a preservar-se na competição com múltiplas plataformas. A Evanov Comunications emprega centenas de empregados que irão sentir a falta do sentido de humor, dedicação, disciplina e paixão que Bill tinha pela rádio. O seu legado segue com os seus filhos, Paul e Kristina, que continuam a fazer a empresa crescer.

As suas conquistas foram imensas e impactantes. Criou vários formatos únicos de rádio, incluindo o Energizing 108 e Z103.5, a principal estacão da empresa que faz a transmissão da sede em Etobicoke. OS formatos atuais da empresa são: estações de rádio étnicas multilingue que fazem a sua transmissão em mais de 40 línguas; The Jowel, que oferece música contemporânea para adultos em mais de oito estações do país; a primeira estação de rádio LGBTQ do mundo, com base em Toronto; uma estação cristã; uma estação francófona; e uma estação com músicas country. 

Ao longo da sua carreira, foi galardoado com vários prémios de prestígio, uma demonstração do respeito que a indústria e os seus colegas tinham pelo seu trabalho e onde se inclui a sua nomeação para o Canadian Music and Broadcasting Industry Hall of Fame, em 2011.

Pessoalmente, tive o prazer de trabalhar com o Bill na Z103.5 em 2001 e por essa, e várias outras razões, digo com toda a certeza que sentiremos muito a sua falta…

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW