Amélie Bonsart

Caminho das Estátuas: Camões em Saramago

Caminho das Estátuas-portugal-mileniostadium
Foto: DR

 

A iniciativa Passeios Literários foi idealizada para conduzir passeios a pé na cidade de Lisboa, relacionando-os com o estudo de obras de autores portugueses. As visitas guiadas, de forma informal, pretendem complementar o conhecimento de Literatura Portuguesa, de forma apelativa. Os percursos têm uma duração aproximada de 2h30 e são conduzidos pelos guias-intérpretes, com longa experiência em acompanhamento de grupos nacionais e estrangeiros.

O novo desafio dos Passeios Literários é o caminho das estátuas. Caminhar, olhar e dialogar com as estátuas que marcaram momentos na vida e na história da cidade de Lisboa, na companhia de autores portugueses.

Pela cidade de Lisboa a estatuária monumental e histórica acompanha o eixo que liga o Terreiro do Paço à Rotunda. São muitas as histórias por detrás de cada estátua ou busto, pensados para o espaço público.

Desta vez, é o Caminho das Estátuas (expressão é de José Saramago) que leva os Passeios Literários a criar um novo passeio. Para que se percorra, em jeito de peregrinação histórica e estética, vários monumentos, e se possa fazer várias leituras para a sua edificação e para o local escolhido.

Iniciativas de valor para recuperar o hábito lisboeta de “fazer a Avenida”, até à grande praça perante “o rio da minha aldeia”, nas palavras de Alberto Caeiro.

Amélie Bonsart/MS

Milenio Stadium -colaboradores-amélie-bonsarts

Redes Sociais - Comentários

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER