MundoBlog

Vanuatu regista primeiro caso de covid-19

Vanuatu regista primeiro caso-us-mileniostadium
Foto: DR

O arquipélago de Vanuatu registou o primeiro caso de coronavírus desde o início da pandemia.

Em causa está um homem de 23 anos, recentemente regressado dos Estados Unidos, que teve resultado positivo no teste ao novo coronavírus, na terça-feira, enquanto se encontrava em quarentena, informou o Ministério da Saúde. Como medida de precaução, o homem, proveniente de um país considerado de alto risco, tinha sido isolado de outros passageiros no voo para o arquipélago do Pacífico Sul, de acordo com a mesma fonte.

Ao chegar, cumpriu todos os protocolos sanitários para conter a propagação do vírus, estando em curso uma investigação para identificar todas as pessoas com quem entrou em contacto, informaram as autoridades. Vanuatu fechou as fronteiras em março, para combater a pandemia, e só recentemente permitiu um repatriamento estritamente controlado.

Leia também: • Vacina tem de ser um bem público para todos, diz Guterres

Outras nações do Pacífico, com sistemas frágeis de saúde, fecharam igualmente a entrada a estrangeiros. As ilhas e territórios de Kiribati, Micronésia, Nauru, Palau, Samoa, Tonga e Tuvalu continuam sem ser afetados pela doença.

No final de outubro, as Ilhas Marshall e as Ilhas Salomão registaram os primeiros casos de covid-19, mas até agora conseguiram evitar quaisquer casos de transmissão na população.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER