Mundo

Trump coloca Forças Armadas do Irão na lista das organizações terroristas

Os EUA colocaram a Guarda Revolucionária Iraniana na lista de organização terroristas estrangeiras, numa decisão inédita, anunciou hoje o Presidente Donald Trump.

Pela primeira vez, “uma organização governamental de um país fará parte da lista oficial de entidades terroristas dos EUA”, anunciou Donald Trump, em comunicado, referindo-se à inclusão da Guarda Revolucionária Iraniana, uma divisão especial das Forças Armadas do Irão, criada após a revolução iraniana de 1979.

Com esta decisão, os EUA reconhecem que “o Irão não é apenas um Estado patrocinador do terrorismo, mas (…) participa, financia e promove o terrorismo”.

A designação de “organização terrorista” implica a aplicação de sanções, acrescentando a medidas punitivas que os EUA já tinham aplicado ao Irão, como o congelamento de ativos bancários e a proibição de empresas fazerem negócio com organizações iranianas.

Hoje mesmo, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu a todas “as empresas e bancos do mundo” para cortarem ligações financeiras com a Guarda Revolucionária Iraniana.

Leia mais em JN

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close