Mundo

Tribunal Constitucional suspende sessão plenária do parlamento da Catalunha para bloquear declaração de independência

Sessão plenária estava agendada para segunda-feira e tinha sido convocada pelos partidos independentistas

O Tribunal Constitucional espanhol decidiu esta quinta-feira suspender a sessão plenária agendada para segunda-feira no parlamento da Catalunha, e na qual poderia ser declarada a independência da região.

Os socialistas da Catalunha tinham pedido ao tribunal a suspensão desta sessão, alegando que se neste encontro fosse declarada a independência da Catalunha seria uma violação da Constituição, refere o La Vanguardia.

Os partidos independentistas Junts Pel Si e CUP pediram ontem, quarta-feira, a convocação de uma sessão plenária do parlamento da Catalunha para discutir os resultados do referendo. Mas a Candidatura de Unidade Popular (CUP), partido separatista de extrema-esquerda que dá apoio parlamentar ao executivo regional, afirmou que nesse dia, segunda-feira dia 9, seria feita a declaração de independência.

Os dois partidos independentistas recorreram a uma norma do regulamento que solicita a comparência do presidente da Generalitat, Carlos Puigdemont. Este, numa entrevista na terça-feira à BBC anunciou a intenção de declarar a independência numa “questão de dias”.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER