Mundo

O que realmente acontece com seu corpo se você morrer no espaço

Curiosidades, quem não tem não aprende muita coisa, isso é fato, então você já parou para pensar se um astronauta morre durante a sua estadia no espaço? Mais uma equipa de astronautas seguiram para o espaço e a milhares de distâncias ninguém conseguirá ouvir o seu grito se algo de errado estiver ocorrendo.

Essa falta de atmosfera oferece todos os tipos de desafios aos seres humanos que procuram viajar no espaço sideral. Os astronautas são figuras heróicas, cientistas e atletas por si só, realizados em vários campos de atuação,  vamos ser sinceros, são corajosos. Em uma citação atribuída pela Marketwatch ao astronauta americano John Glenn, preparando-se para decolar: “Sinto exatamente como você se sentiria se estivesse se preparando para ser lançado e sentado em cima de 2 milhões de peças – todas construídas milimetricamente pensadas “.

Há sempre riscos envolvidos

Há uma chance de você não voltar. Há até uma chance de você não chegar ao espaço sideral – é onde a maioria das fatalidades em viagens espaciais ocorre. Um incidente que é uma exceção tirou a vida de três cosmonautas da União Soviética em 1971: quando eles deixaram a estação espacial Salyut 1, uma válvula de ventilação foi aberta acidentalmente, segundo Ranker.

Em conversa com a Popular Science, Chris Hadfield, um astronauta canadense e ex-comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), apontou a vulnerabilidade de uma caminhada espacial. Um micro-meteorito pode facilmente perfurar o traje do astronauta “e em alguns segundos você fica incapacitado” e morto por asfixia ou descompressão. O problema passa a ser: o que fazer com o cadáver?

“A resposta da NASA a qualquer situação não planejada em órbita será determinada em um processo de colaboração em tempo real entre a Diretoria de Operações de Voo, a Diretoria de Saúde e Desempenho Humano, a liderança da NASA e nossos Parceiros Internacionais, falou Hadfield.

Um corpo morto em locais apertados como a estação espacial rapidamente se torna um risco biológico. O espaço de armazenamento é sempre um problema. Existe uma espécie de solução liofilizada: o corpo fica suspenso em uma bolsa, fora do nave, até que a “promissão” (o termo para descarte por liofilização) ocorra. A sacola é sacudida e o corpo é reduzido a cinzas. Se você é um colono de Marte, provavelmente será cremado, para frustrar qualquer bactéria terrestre hostil que esteja carregando. 

MS/FA

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW