Mundo

Navalny em “grave perigo” deve ser levado para o estrangeiro

(FILES) In this file photo taken on February 02, 2021 Russian opposition leader Alexei Navalny, charged with violating the terms of a 2014 suspended sentence for embezzlement, stands inside a glass cell during a court hearing in Moscow. – EU foreign ministers will discuss the case of Alexei Navalny when they hold talks on April 19, 2021, Germany said, as fears grew of the hunger-striking Kremlin critic’s deteriorating health while he is being held in a Russian penal colony. (Photo by Handout / Moscow City Court press service / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE – MANDATORY CREDIT “AFP PHOTO / Moscow City Court press service / handout” – NO MARKETING – NO ADVERTISING CAMPAIGNS – DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS

O opositor russo Alexey Navalny, detido e em greve de fome há três semanas, está em “grave perigo” e deve ser enviado para o estrangeiro, exigiram hoje quatro peritos dos direitos humanos mandatados pela ONU.

“Pedimos insistentemente às autoridades russas que permitam o acesso de Navalny aos seus próprios médicos e a sua saída para o estrangeiro para um tratamento médico urgente, como fizeram em agosto de 2020. Reafirmamos que o Governo russo é responsável pela vida e saúde de Navalny durante a sua detenção”, indicam em comunicado.

Alexei Navalny, o principal opositor de Putin, foi preso em janeiro ao regressar da Alemanha, onde esteve cinco meses em recuperação após um alegado envenenamento, atribuído ao Kremlin, por um agente neurotóxico, acusações que as autoridades russas rejeitaram.

A prisão de Navalny desencadeou uma onda de protestos em toda a Rússia, na maior demonstração de desafio ao Kremlin dos últimos anos.

Após a prisão, um tribunal condenou Navalny, detido e em greve de fome há três semanas, está em “grave perigo” e deve ser enviado para o estrangeiro, exigiu hoje a ONU. a dois anos e meio de prisão por um caso de corrupção ocorrido em 2014 e que os seus apoiantes denunciaram como politicamente motivado, enquanto o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou a sentença “arbitrária e manifestamente irracional”.

Em março, o político foi transferido para uma colónia penal a leste de Moscovo, conhecida pelas suas duras condições de detenção.

JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER