MundoBlog

Madrid quer fazer testes rápidos a toda a população antes do Natal

Madrid quer fazer testes-espanha-mileniostadium
Rapid Test Devices are pictured at the Lope de Vega Cultural Center in the Vallecas neighbourhood, in Madrid, on October 1, 2020 while testing for potential coronavirus disease cases. (Photo by OSCAR DEL POZO / AFP)

 

O vice-presidente da Comunidade de Madrid quer que o Governo espanhol “autorize já” a realização de testes rápidos à covid-19 nas farmácias, para que todos os madrilenos o possam fazer gratuitamente antes do Natal.

O anúncio de Ignacio Aguado foi feito durante uma entrevista ao canal de televisão “La Sexta”, na qual o vice da Comunidade de Madrid dizia que ter pedido ao ministro da Saúde, Salvador Illa, uma reunião do Grupo Covid-19, que integra o Governo central e regional, ainda sem data marcada. “O meu objetivo é que no Natal todos os madrilenos possam fazer um teste antes de ver as suas famílias. Gratuitos para a população”, salientou Ignacio Aguado.

Estas “não serão umas festas normais”, mas se se conseguir continuar a baixar os contágios de covid-19 na região, o vice-presidente acredita que é possível salvar o Natal. “Não quero passar um Natal a ver a minha família por Skype, nem quero arruinar as campanhas de Natal”, diz.

Para Ignacio Aguado, “a estratégia de se fazer testes massivos está a resultar”, o que faz da Comunidade de Madrid um exemplo onde “se está a controlar a curva” epidemiológica. Ressalva, contudo, que isso “não significa que se possa baixar a guarda”. “Há que reduzir o máximo a curva antes do Natal e mantermo-nos prudentes, não achar que vencemos o vírus. Só ganharemos ao vírus quando haja vacina”, remata.

Esta segunda-feira, Espanha registou mais 38.273 novos casos de covid-19 e 484 mortes, números relativos aos três dias anteriores. Todos os territórios, com exceção da Cantábria e das Astúrias, apresentaram uma quebra no número de contágios diários.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER