MundoCanadá

EUA “emprestam” vacinas da AstraZeneca ao México e Canadá

US President Joe Biden boards Air Force One after arriving at New Castle Airport in New Castle, Delaware on March 17, 2021. – President Joe Biden will express support for the Northern Ireland peace agreement in the face of Brexit-related tensions on March 17, 2021 when he meets Ireland’s prime minister Micheal Martin for virtual Saint Patrick’s Day celebrations. (Photo by ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)

Os Estados Unidos vão enviar quatro milhões de doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca para o México e Canadá, a título de “empréstimo”, naquela que será a sua primeira exportação deste género de fármacos.

A Casa Branca confirmou, esta quinta-feira, que o Governo norte-americano vai enviar 2,5 milhões de doses das vacinas para o México e 1,5 milhões para o Canadá, na qualidade de “empréstimo”.

A vacina da AstraZeneca não foi autorizada para uso nos Estados Unidos, apesar de ter a aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Contudo, dezenas de milhões de doses da vacina da AstraZeneca foram armazenadas nos EUA, para o momento em que fosse dada autorização para o seu uso, o que provocou celeuma internacionalmente, com críticas ao Governo norte-americano por estar a reservar fármacos que deviam estar a salvar vidas noutros países.

A Casa Branca disse que a prioridade de Joe Biden é a vacinação de todos os norte-americanos, mas explicou que autorizou o “empréstimo” por reconhecer que o “vírus não conhece fronteiras”.

JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER