Mundo

Espanha lança alerta: urticária e diarreia também são sintomas de Covid-19

Depois da perda de olfato, a urticária e a diarreia começam também a estar associadas a um diagnóstico de Covid-19. Não ignorar os sintomas é a chave para controlar a pandemia, recordam os médicos.

Em Portugal, os sintomas mais comuns associados à infeção pelo novo coronavírus são, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), a tosse (presente em 52% dos pacientes infetados), febre, dificuldades respiratórias, cefaleia, dores musculares e fraqueza generalizada. No entanto, em Espanha há outros dois que começam a chamar a atenção dos especialistas: diarreia e urticária.

Suspeitámos desde o início que haveria outros sintomas“, confirmou ao El País Ricardo González, diretor do centro de saúde de San Fermín, em Madrid, destacando a urticária e a diarreia como dois dos indicadores da doença mais vistos recentemente.

Quando nos chega alguém com estes sintomas são reencaminhados para a zona dos cuidados respiratórios [destinadas à Covid-19]”, sublinhou.

O novo alerta esteve, aliás, em destaque num editorial da revista médica British Medical Journal, publicado na semana passada. Além da perda de olfato, detetada há apenas um mês, juntam-se sintomas gastrointestinais (sendo a diarreia uma das manifestações iniciais), problemas neurológicoscomplicações cardíacas e até problemas de visão.

As equipas médicas espanholas estão a avaliar o aparecimento de novos sintomas mediante a sua própria experiência no terreno. “Ainda estamos a aprender como se comporta o vírus“, afirmou o pediatra Aser García Rada, citado pelo El País.

“Há um mês, associou-se a perda de olfato ao vírus. Há 15 dias, alguns colegas começaram a alertar para a urticária. O problema é que a extensão e a intensidade dos sintomas são muito amplas“, explicou, realçando que, ignorar essas manifestações, pode ser o primeiro passo para a ativação de cadeias de transmissão.

JN

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close