Mundo

Ema Dantas quer acabar com estigmas sociais

A luso-canadiana subiu a 29 de julho o Monte Elbrus na Rússia, o monte mais alto da Europa.

O Monte Elbrus tem 5 642 m de altitude acima do nível do mar e Ema Dantas confessou à Rádio Camões que tem medo de alturas.

Ema Dantas criou um projecto para tentar acabar com o estigma da saúde mental e todos os fundos apurados com as escaladas vão apoiar a Fundação Peak for Change, a instituição que fundou em 2017 em Toronto. “Nós vivemos num mundo onde há muita indiferença e muito individualismo e achámos que se fizéssemos algo fora do comum iriamos despertar a atenção da sociedade em geral”, explicou Dantas ao programa “Camões em Toronto”.

A empresária e tradutora de 51 anos quer escalar os sete cumes do mundo e criar uma nova página na história. “Se eu consegui subir na Rússia mais de 5 mil metros de altura, acho que também sou capaz de acabar com este estigma social. A saúde mental é uma doença e as pessoas têm de entender isso”, disse.

A doença começou na família, a mãe sofreu de doença mental durante 26 anos. “Ela faleceu com 66 anos, sozinha numa casa de cuidados continuados em Bragança, em Portugal e a última vez que a vi disse-lhe que a amava e ela não entendeu”, contou.

O vento e a neve dificultaram a subida do Monte Elbrus e depois da Rússia segue-se o Vinson Massif na Antártida. “Quando chegamos ao topo e contemplamos a beleza que está por baixo de nós é uma sensação inesquecível e faz-nos acreditar que conseguimos superar todos os obstáculos”, afirmou Dantas.

Em outubro de 2017 Ema Dantas subiu a Pirâmide Carstensz na Indonésia e em janeiro deste ano já tinha subido o Kilimanjaro na Tanzânia. Ainda falta subir o Monte Evereste (Nepal), o Aconcagua (Argentina), o Denali (EUA) e o Vinson Massif (Antártida).

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close