MundoBlog

Conservador norueguês indica Trump para Nobel da Paz

Poucas semanas depois de ter ajudado a negociar um acordo de paz entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, o presidente norte-americano foi indicado para o Prémio Nobel da Paz de 2021.

Conservador norueguês indica Trump-mileniostasium-noruega
Foto: MANDEL NGAN / AFP

A aposta em Trump foi feita por Christian Tybring-Gjedde (do Partido do Progresso, de tendência conservadora e considerado de extrema-direita pelos opositores), que elogiou o presidente norte-americano pelos esforços para resolver conflitos em todo o mundo.

“Pelo seu mérito, acho que Trump fez mais ao tentar criar a paz entre as nações do que a maioria dos outros indicados ao Prémio da Paz”, considerou o membro do Parlamento norueguês, em entrevista à Fox News, assegurando que a indicação não visa obter favores junto do presidente dos EUA.

Na carta em que indicou o nome de Trump ao Comité do Nobel, Tybring-Gjedde apontou que a Administração Trump desempenhou um “papel fundamental” no estabelecimento das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos. “Como se espera que outros países do Médio Oriente sigam os passos dos Emirados Árabes Unidos, este acordo pode ser uma mudança que transformará o Médio Oriente numa região de cooperação e prosperidade”, escreveu, apontando também a “nova dinâmica” criada noutros conflitos, como a disputa de fronteira da Caxemira entre a Índia e o Paquistão e o conflito entre Coreias.

O também presidente da delegação norueguesa da Assembleia Parlamentar da NATO ainda elogiou o presidente norte-americano por ter retirado um grande número de tropas do Médio Oriente. “De facto, Trump quebrou uma sequência de 39 anos de presidentes americanos, que começaram uma guerra ou levaram os Estados Unidos a um conflito armado internacional. O último presidente a evitar isso foi o laureado com o Prémio da Paz Jimmy Carter “, escreveu.

Em 2018, o mesmo político norueguês, em conjunto com outro parlamentar, já tinha indicado Trump para o Prémio Nobel da Paz, na sequência do encontro entre os presidentes norte-americano e norte-coreano, em Singapura.

Como funciona o processo de indicação e nomeação?

O Parlamento da Noruega é responsável por escolher os membros do Comité Norueguês do Nobel, que seleciona o Prémio Nobel da Paz. A cada ano, o Comité convida pessoas qualificadas (como membros do Governo e parlamentos, professores universitários e antigos laureados) a enviar indicações para o Nobel.

As indicações devem ser submetidas ao Comité até o início de fevereiro do ano de premiação e, depois são consideradas pelo Comité numa reunião em que é criada uma pequena lista de candidatos para revisão posterior. Essa lista é então considerada por conselheiros permanentes do Instituto Nobel, que, meses depois, a devolve ao Comité, que seleciona o vencedor, normalmente em meados de setembro.

JN/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW