Mundo

Bruxelas cria estratégia para ter vacinas “seguras e eficazes” num ano

A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira uma estratégia para acelerar o desenvolvimento, fabrico e comercialização de vacinas contra a covid-19 na União Europeia (UE), visando conseguir tratamentos “seguros e eficazes” dentro de um ano, “se não antes”.

“O desenvolvimento da vacina é um processo complexo e demorado, [mas] com a estratégia hoje adotada, a Comissão apoiará os esforços para acelerar o desenvolvimento e a disponibilidade de vacinas seguras e eficazes num prazo de entre 12 e 18 meses, se não antes”, indica o executivo comunitário numa informação divulgada esta quarta-feira.

French President Emmanuel Macron listens to a researcher as he visits an industrial development laboratory at French drugmaker’s vaccine unit Sanofi Pasteur plant in Marcy-l’Etoile, near Lyon, central France, on June 16, 2020. – The visit comes after rival pharmaceutical company AstraZeneca this weekend announced a deal to supply 400 million vaccine doses to EU countries, including France. (Photo by Laurent Cipriani / POOL / AFP)

Observando que “a concretização deste complexo processo exige a realização de ensaios clínicos em paralelo com investimento na capacidade de produção para poder produzir milhões, ou mesmo milhares de milhões, de doses de uma vacina bem-sucedida”, a instituição garante estar “plenamente disponível para apoiar os esforços dos criadores de vacinas nos seus esforços”.

Após os ministros europeus da Saúde terem incumbido o executivo comunitário de apresentar esta estratégia, a instituição vem esta quarta-feira apresentar a sua proposta para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, que passa desde logo por “assegurar a produção de vacinas na UE […] através de acordos de aquisição prévia com os produtores de vacinas através do Instrumento de Apoio de Emergência”, no valor de 2,7 mil milhões de euros, verba à qual se podem somar empréstimos do Banco Europeu de Investimento.

LEIA MAIS EM JN

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close